Sapatão pretes não-binárie: identidades clandestinas

31/08/2020
por
Diálogos Insubmissos

Sapatrans, transviade, sapatransviado.
Nesse episódio, Lira Queiroz e Fêrnande Santos – um casal não-monogâmico de pessoas pretas não binárias – falam sobre suas experiências, reivindicando a identidade política de sapatão. Um diálogo entre problemáticas de gêneros, binarismos, as múltiplas possibilidades de existências abarcadas pela não-binariedade e as suas próprias vivências, angústias e descobertas, dentro e fora da produção acadêmica.
Minibio

Fêrnande Nandiala Santos Sousa

Fêrnande Santos, sapatransviado e sapaboy não-binárie. Ainda insegure pra se dizer artista, mas faz umas performances e danças transgressoras com amigues, no Fervu Profanu das Corpas Unidas. É graduando do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades na UFBA. É pesquisadore das linhas de pesquisa de Lesbianidades, Interseccionalidades e Feminismos (LIF) e de Estudos Trans, Travestis e Interssex (TTI), ambas do NuCus. Também faz parte dos coletivos De Transs pra Frente, TransUFBA e MOTIN. Tem interesse de pesquisa em questões de identidade de gênero, linguagem não-binária, sexualidade, raça e subjetividades.

Lira Queiroz

Lira, poeta, escritora, desenhista, pintora, artista. Sapatão preta e não binária, é graduanda no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, na Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA). Integrante da linha de Lesbianidades, Interseccionalidade e Feminismos e da linha e de Estudos Trans, Travesti e Intersexo, ambas do NuCus (Núcleo de pesquisa e extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades), também da UFBA. Pesquisa principalmente as relações de gênero, raça, sexualidade e classe atreladas à arte, subjetividade e afetividade.


–––––––––––––––––––––––––––––––––––
FICHA TÉCNICA DESTE EPISÓDIO:

Mediação: Mayana Rocha

Entrevistades: Fêrnande Nandiala Santos Sousa e Lira

Produção: Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras

Edição, revisão e pós-produção: L Assessoria Podcast – https://educacaoludica.com.br/l-assessoria-podcast///


–––––––––––––––––––––––––––––––––––
APOIO
Fundação Rosa Luxemburgo
–––––––––––––––––––––––––––––––––––
CONTATO E REDES SOCIAIS DO DIMN
Instagram: https://www.instagram.com/dialogosinsubmissos/
Facebook: https://www.facebook.com/dialogosinsubmissos/
Whatsapp: +55 71 9920-6969
FALE CONOSCO no email: coord.dialogosinsubmissos@gmail.com