ROSA NOS INSPIRA

Os participantes refletem sobre os desafios que enfrentamos, hoje, para alcançar a utopia da emancipação humana com a qual nossa homenageada se comprometeu.
05/03/2021
por
FRL
“A PRÁTICA DO SOCIALISMO EXIGE UMA TRANSFORMAÇÃO COMPLETA NO ESPÍRITO DAS MASSAS,
DEGRADADAS POR SÉCULOS DE DOMINAÇÃO BURGUESA.”  

É semeando as palavras que Rosa Luxemburgo nos deixou ao longo de sua vida que a FRL prepara uma série de atividades para marcar os 150 anos de seu nascimento, em 5 de março.

Nascida na cidade de Zamoṡc em 1871, a revolucionária polonesa nos deixou uma vasta obra com contribuições sobre o desafio da emancipação humana, bem como foi uma combativa militante da causa comunista, até ter sido assassinada em 15 de janeiro de 1919, por milícias da extrema-direita na Alemanha.

ROSA NOS INSPIRA

Sob a inspiração de suas ideias e seus exemplos, a Fundação Rosa Luxemburgo organiza um debate, às 17 horas, para refletir sobre os desafios que enfrentamos, hoje, para alcançar a utopia da emancipação humana com a qual nossa homenageada se comprometeu.

Participam da atividade:

  • Kelli Mafort – integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST);
  • Natalia Szermeta – integrante da coordenação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto no estado de São (MTST)
  • Talíria Petrone – líder da bancada do Psol na Câmara dos Deputados;
  • Charles Trocatte – integrante da coordenação nacional do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e autor do livro Quando vier o silêncio: o problema mineral brasileiro; e
  • Douglas Belchior – educador da Uneafro Brasil e ativista foi à capital para representar a Coalizão Negra por Direitos.

A mediação é de Christiane Gomes, coordenadora da FRL. Na ocasião, também serão exibidos vídeos de alguns parceiros da Fundação.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Um pouco mais cedo, às 12 horas, em parceria com a revista Jacobin, a FRL vai transmitir um podcast que marca o lançamento de duas importantes obras relacionadas a Rosa Luxemburgo.

A primeira obra, lançada exclusivamente pela Fundação, é o livro Sobre a Constituinte e o governo provisório, um texto inédito em português, até hoje veiculado apenas em polonês. Quando escreveu esta obra, em 1906, Rosa estava presa, em Varsóvia, e registrava então quais seriam os desafios do movimento revolucionário ao tomar o poder naquele período efervescente das lutas sociais no início do século XX. Trata-se de uma contribuição pouco discutida ao debate do período de transição, em que Rosa apresenta as principais tarefas do governo provisório.

 A segunda publicação lançada em 5 de março, esta em parceria com a Boitempo Editorial, é Rosa Luxemburgo e a reinvenção da política: uma leitura latino-americana, escrita pelo cientista político argentino Hernán Ouviña. Ao longo do livro, o autor procura discorrer sobre os vínculos entre o pensamento e a vida de Rosa com a diversa trajetória das lutas populares na América Latina, propondo um diálogo estimulante entre alguns conceitos-chave de Rosa com a tradição anticolonial e rebelde latino-americana.

Ambas as publicações estarão disponíveis no site da Fundação Rosa Luxemburgo para download gratuito. O podcast transmitido pela Jacobin contará com a presença de Hernán Ouviña, da professora Isabel Loureiro, uma das principais estudiosas do pensamento luxemburguista, e terá a mediação de Aline Klein, da revista Jacobin. Além destas ações, a Fundação Rosa Luxemburgo vai disponibilizar em seu site textos para downloads gratuitos, bem como vídeos e cursos sobre Rosa Luxemburgo.


SEXTOU COM ROSA!

12:00 – CONVERSA ONLINE

Canais de Youtube e Facebook da FRL e da Jacobin

CONVERSAS JACOBINAS: 150 ANOS DE ROSA LUXEMBURGO

No marco do aniversário de 150 anos de Rosa Luxemburgo, a FRL e a revista Jacobin realizam, no dia 5 de março, às 13h, a transmissão ao vivo de uma conversa com a doutora em filosofia Isabel Loureiro e com o cientista político Hernán Ouviña.

Leia mais »


17:00 – CONVERSA ONLINE

Canal do YouTube e Página do Facebook da FRL

ROSA NOS INSPIRA

Em comemoração ao 150º aniversário de Rosa Luxemburgo (5 de março), a FRL vai realizar, às 17h, um encontro virtual. Participam da conversa: Charles Trocatte -MAM; Douglas Belchior – Coalizão Negra por Direitos; Talíria Petrone – PSOL; Kelli Mafort – MST; e Natalia Szermeta – MTST.

Leia mais »


LANÇAMENTOS

PUBLICAÇÃO

PDF DISPONÍVEL A PARTIR DO DIA 05/03

SOBRE A CONSTITUINTE E O GOVERNO PROVISÓRIO

A obra, lançada exclusivamente pela Fundação, trata-se de uma publicação inédita em português, até hoje veiculada apenas em polonês, língua a qual Rosa Luxemburgo a escreveu em 1906. Esse livro simboliza o esforço da Fundação Rosa Luxemburgo em contribuir com a reflexão do pensamento marxista e luxemburguista, sobretudo, porque traz uma contribuição completamente inacessível mesmo para o público especializado.

Leia mais »


PUBLICAÇÃO

PDF DISPONÍVEL A PARTIR DO DIA 05/03

ROSA LUXEMBURGO E A REINVENÇÃO DA POLÍTICA

Rosa Luxemburgo e a reinvenção da política: uma leitura latino-americana discorre sobre os vínculos entre o pensamento e a vida de Rosa com a diversa trajetória das lutas populares na América Latina. Escrita pelo cientista político argentino Hernán Ouviña, a obra é editada pela FRL em parceria com a Boitempo Editorial. Leia mais »


EM BREVE…

PODCAST

PROTAGONISMO DAS MULHERES NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E FEMINISMO POPULAR

A Fundação Rosa Luxemburgo, em parceria com o Coletivo Nós Mulheres da Periferia, irá produzir uma série especial sobre o protagonismo das mulheres nas transformações sociais e sobre o feminismo popular. E para começar em grande estilo, o primeiro episódio será sobre a vida de Rosa Luxemburgo que, após 150 anos de seu nascimento, segue inspirando gerações. Aguarde, na segunda quinzena de março, nos sites das organizações e nas principais plataformas de áudio.


VEJA TAMBÉM…

SITE REÚNE TEXTOS INÉDITOS DE ROSA LUXEMBURGO

Um dos objetivos da FRL é a divulgação da vida e a obra de Rosa Luxemburgo, que se caracterizam pela união entre pensamento e ação; teoria e prática; pensamento científico e compromisso com a luta dos oprimidos.

Como forma de homenageá-la, a fundação a FRL mantém um site especial com conteúdos inéditos e materiais que mostram muito além da figura militante e revolucionária, comprovando toda a inquietude intelectual da revolucionária polonesa. Referência para a pesquisa e a difusão do conhecimento da marxista polonesa, na página são disponibilizados conteúdos inéditos na língua portuguesa e materiais que apresentam muito além da sua conhecida figura militante e revolucionária.