Priorizar o transporte individual contribui para o aumento das injustiças econômicas e sociais. O alerta é feito pela articulação sueca Planka.nu: “Quando todos os recursos sociais são investidos para o trânsito de carros, as pessoas que não conseguem pagar por ele perdem seu direito de ir e vir”.
O livro A Estrutura de Poder do Trânsito, do grupo sueco, será lançado no Brasil, em 21 de outubro, às 19h30, pela Fundação Rosa Luxemburgo – Brasil e Paraguai, em parceria com o coletivo Tarifa Zero BH, que traduziu a obra e escreveu um capítulo inédito contextualizando o problema no Brasil. A transmissão do evento será realizada nas páginas de Facebook e nos canais de YouTube das duas organizações. A publicação já foi editada em sueco, inglês e alemão.
Participam do evento online a pesquisadora e criadora do canal Tese Onze, Sabrina Fernandes; o pesquisador e militante da mobilidade urbana em Salvador, Daniel Caribé; e a integrante do Tarifa Zero BH, Annie Oviedo. A mediação será feita pelo coordenador da FRL e autor do livro Passe livre – As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização, Daniel Santini.
A versão digital será distribuída gratuitamente no site da Fundação Rosa Luxemburgo a partir do dia do lançamento. A impressa, disponibiliza gratuitamente para associações de ciclistas e pedestres, coletivos que lutam por mobilidade justa, gestores públicos que trabalham no desenvolvimento de políticas de transporte livre e bibliotecas de acesso público.
Planka.nu é uma articulação sueca em defesa da tarifa zero. O grupo realiza intervenções políticas, culturais e artísticas e pública relatórios e informes.
Serviço:
Lançamento online do livro A Estrutura de Poder do Trânsito
Dia: 21 de outubro
Hora: 19:30
Onde: nas páginas de Facebook e nos canais de YouTube da Fundação Rosa Luxemburgo e Tarifa Zero BH
Quem participa: a pesquisadora e criadora do canal Tese Onze, Sabrina Fernandes; o pesquisador e militante da mobilidade urbana em Salvador, Daniel Caribé; e a integrante do Tarifa Zero BH, Annie Oviedo. A mediação será feita pelo coordenador da FRL e autor do livro Passe livre – As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização, Daniel Santini.