O evento será lançado no dia 20 de junho com participação do diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento do Brasil (CONAB), Silvio Porto
Estudo sobre estoques públicos de alimentos será lançado em Berlim
11/06/2024
por

Read in English | Lesen Sie auf Deutsch

O estudo Estoques públicos de alimentos para estabilização de preços e sua contribuição para a transformação dos sistemas alimentares será lançado no dia 20 de junho, às 14h (horário de Brasília), em Berlim, com transmissão ao vivo em português aqui!

O estudo foi desenvolvido pela economista Isabella Weber, com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, Fundação Heinrich Böll e TMG Research. O documento defende o estabelecimento de estoques públicos de reserva para alimentos como um instrumento para reduzir as flutuações de preço e volume e para estabilizar os mercados globais.

Os estoques públicos de reserva de alimentos podem não apenas regular os preços para produtores e consumidores, mas também ajudar a limitar a inflação geral. Além disso, com os incentivos certos, as compras públicas para os estoques de alimentos podem contribuir para a transformação dos sistemas alimentares a médio e longo prazo. Mas quais obstáculos políticos e jurídicos precisariam ser superados para introduzir estoques públicos de segurança para alimentos? O que a implementação de estoques públicos de segurança para alimentos significaria na prática para os países importadores e exportadores? Como o governo alemão, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) podem ajudar a implementar os estoques públicos de segurança para alimentos? 

Participantes:

Isabella Weber, Professora Associada de Economia da Universidade de Massachusetts Amherst, EUA;

Sílvio Porto, Diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento do Brasil (CONAB);

Anastasia Nesvetailova, Chefe do Departamento de Macroeconomia e Desenvolvimento Político da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD)- Representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)- Representante do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) 

Moderação:

Jan Urhahn, Diretor do Programa Soberania Alimentar, Fundação Rosa Luxemburgo.

Serviço

Apresentação de estudo e discussão com Isabella Weber

Quando: Quinta-feira, 20 de junho de 2024, das 14:00 às 15:30 (horário de Brasilia)

Onde: Heinrich-Böll-Stiftung, Schumannstraße 8, 10117 Berlim

Transmissão ao vivo em português: Krisenpuffer gegen die Inflation (youtube.com)

O evento será realizado em alemão e inglês com interpretação simultânea para o português. 

Fonte: OJjnr | commons.wikimedia.org