📅 8 de fevereiro (sábado), às 11h
📍 Livraria Expressão Popular – Alameda Nothmann, 806, Campos Elíseos, São Paulo
A Fundação Rosa Luxemburgo, a Editora Funilaria, o CPDA/UFRRJ e a Livraria Expressão Popular convidam para o lançamento do livro Mulheres em defesa do território-corpo-terra-águas. O evento será realizado no dia 8 de fevereiro, às 11h, na Livraria Expressão Popular. A obra que reúne vozes e experiências de mulheres que resistem às violências do capitalismo, do racismo e do patriarcado em diversas regiões do Brasil.
Lançamento do livro com as organizadoras da publicação:
- Elisangela Paim, coordenadora do Programa de Clima e Energia para a América Latina da Fundação Rosa Luxemburgo.
- Fabrina Furtado, professora do CPDA-UFRRJ.
Conversa com:
- Lucinéia Freitas, dirigente do setor de gênero do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST).
- Natália Lobo, agroecóloga, mestra em Ciências Sociais em Agricultura, Desenvolvimento e Sociedade pelo CPDA/UFRRJ, parte da equipe técnica da Sempreviva Organização Feminista (SOF) e militante da Marcha Mundial das Mulheres.
- Nilce Pontes, integrante da Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras da Barra do Turvo (RAMA), coordenadora da Associação do Quilombo Ribeirão Grande-Terra Seca e membro da Coordenação Estadual e do coletivo de mulheres da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ).
Moderação:
- Katarine Flor (Fundação Rosa Luxemburgo)
O livro reúne relatos sobre lutas e resistências, como a construção de projetos populares de agricultura agroecológica feminista, e analisa o avanço do capitalismo extrativista, suas estratégias de dominação e os impactos do agronegócio, da mineração e de outras formas de exploração sobre os territórios e modos de vida das comunidades.
📲 A versão digital do livro está disponível para download gratuito nos sites da Fundação Rosa Luxemburgo e da Editora Funilaria
Participe desse encontro e fortaleça a luta pela defesa dos territórios e da vida!
Este evento é organizado pela Fundação Rosa Luxemburgo, Editora Funilaria, CPDA/UFRRJ e Livraria Expressão Popular.