Depois de 18 anos fora de catálogo, o livro Eu sou Atlântica: lugares e rotas de Beatriz Nascimento, de Alex Ratts, retorna ao público em uma nova edição, reafirmando a potência e a atualidade do pensamento de uma das maiores intelectuais negras do Brasil.
Historiadora, poeta, roteirista e ativista, Beatriz Nascimento (1942–1995) é uma figura central nos estudos sobre a diáspora africana, quilombos, racismo estrutural e feminismo negro. Sua escrita, marcada pela sensibilidade política e estética, atravessa o tempo e se mostra ainda mais urgente diante dos desafios contemporâneos.
Publicada originalmente em 2007, a obra traz um mosaico de reflexões, textos e análises sobre a vida, a produção intelectual e o legado de Beatriz. É também uma travessia feita pelo olhar atento do geógrafo e antropólogo Alex Ratts, que constrói uma narrativa sensível e comprometida com a valorização das histórias negras no Brasil.
Esta nova edição representa não apenas uma reimpressão, mas um movimento de reativação da memória, do pensamento e das contribuições de Beatriz para as lutas antirracistas, feministas e anticoloniais. Em um país que ainda enfrenta enormes desigualdades raciais e de gênero, revisitar sua trajetória é também um convite à ação, ao diálogo e à escuta.
O relançamento do livro é uma co-realização da Editora Oralituras, da Fundação Rosa Luxemburgo e do próprio autor, com produção associada da Núcleo Coletivo das Artes Produções.
Calendário de Lançamentos
- 10 a 12 de julho – Teatro do Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 – Água Branca – São Paulo – SP
Lugares e rotas de Beatriz Nascimento” – Lançamento da nova edição de “Eu Sou Atlântica
- 31 de julho, 19h – Muhcab (Museu da história e da cultura afro-brasileira) – Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa – RJ
Intervenção artística com Fabiola Machado e Roda de Conversa com Alex Ratts, Helena Theodoro, Luena Pereira e mediação de Chris Gomes
- 09 de agosto, 16h – Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis – Rua Rio Branco 420 – Centro – São Luiz – MA
Intervenção artística com Lucia Gato e Roda de Conversa com Alex Ratts, Maitê Freitas e mediação de Chris Gomes



