A atividade gratuita será realizada no dia 18 de setembro, às 14h, na Casa das Pretas, no Rio de Janeiro (RJ)
Evento debate lutas das mulheres frente ao avanço da extrema direita, dos fundamentalismos e dos megaprojetos
16/09/2025
por
PACS

No próximo dia 18 de setembro, o Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs), em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo e a Rede Nacional de Mulheres Guardiãs dos Territórios Ameaçados e Atingidos por Megaprojetos, realiza a roda de conversa “Extrema direita, fundamentalismos e megaprojetos: perspectivas para as lutas das mulheres”, evento que conta com o apoio de Fundo Sage, Fundação Ford, Misereor e Casa das Pretas. A atividade é gratuita e acontece a partir de 14h, na Casa das Pretas, no Rio de Janeiro (RJ) – Rua dos Inválidos, nº 122 (sobrado), Lapa. Para participar, basta inscrever-se através deste formulário.

O debate vai contar com contribuições de mulheres com diferentes trajetórias e experiências de luta, que vão abordar as diversas possibilidades de estratégias de resistência, dentro e fora da institucionalidade, frente ao atual contexto de avanço da extrema direita e dos fundamentalismos, sobretudo em territórios atingidos por megaprojetos de desenvolvimento, como os empreendimentos ligados à cadeia minero-siderúrgica e ao agronegócio. Confira a seguir as convidadas da roda de conversa:

O evento é um convite à reflexão e à ação coletiva, diante de uma conjuntura que impõe desafios urgentes, como o colapso climático e a crescente militarização da vida. Para a coordenadora de projetos e integrante da coletiva de gestão do Pacs, Ana Luisa Queiroz, “é preciso produzir respostas que deem conta de mudar o rumo da história”.

“Para defender a vida, é preciso avançar em estratégias que colocam as pessoas e a natureza acima do capital, que promovem o enfrentamento ao racismo em suas mais diversas faces e que sejam capazes de garantir salvaguardas para os diferentes modos de viver dos povos e comunidades tradicionais e proteção da dignidade nos centros e periferias”, argumenta Ana Luisa.

A roda de conversa “Extrema direita, fundamentalismos e megaprojetos: perspectivas para as lutas das mulheres” promete aprofundar essa discussão e apontar caminhos para que as mulheres continuem resistindo, mesmo neste contexto desafiador. Inscreva-se e participe!

Mais recentes