As atividades será realizada nos dias 20 e 21 de outubro e antecipam os dilemas e desafios da COP-30
Rio de Janeiro recebe debates preparatórios para a COP-30 com foco em justiça climática
13/10/2025
por

Durante os dias 20 e 21 de outubro, o Rio de Janeiro será palco de uma série de atividades que antecipam os dilemas e desafios da COP-30, Conferência da ONU sobre Mudança do Clima que acontece em novembro, em Belém (PA). A iniciativa reúne academia, movimentos sociais e lideranças internacionais em torno de uma questão central: como colocar justiça climática, raça, gênero e direitos territoriais no centro das negociações globais.

Debates no CPDA/UFRRJ

A programação se inicia no dia 20 de outubro, às 9h, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ), localizado na Avenida Presidente Vargas, 417, Centro, Rio de Janeiro.

A mesa de abertura contará com a participação de

●      Guilherme Carvalho – doutor em Ciência do Desenvolvimento Socioambiental do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA e educador popular da ONG FASE, analisará as implicações da COP em Belém.

●      Alexandra Maria Santos Montgomery – diretora de Programas da Anistia Internacional Brasil, que abordará a relação entre clima, gênero e raça para pensar as cidades.

●      David Williams – diretor do International Climate Justice Programme, da Fundação Rosa Luxemburgo em Nova York, trazendo a perspectiva das finanças climáticas.

●      Elisangela Soldateli Paim – coordenadora do Programa Latinoamericano de Clima e Energia da Fundação Rosa Luxemburgo, com foco em transição energética e mineração.

●      Natália Nascimento – representante da ASMOBRI, em REDD e mercado de carbono.

A mediação será feita por Fabrina Furtado, professora do CPDA/UFRRJ, e os debatedores serão estudantes das disciplinas Clima, Energia e Financeirização da Natureza e os Rural e Ruralidades na Sociedade Contemporânea que traz para a sala de aula a experiência de um debate público ampliado.

Lançamento da coleção Politizando o Clima

Ainda no dia 20 de outubro, às 18h, o espaço cultural Raízes do Brasil (Rua Áurea, 80, Santa Teresa, Rio de Janeiro) sediará o lançamento da coleção “Politizando o Clima”. O encontro terá a presença de movimentos sociais como MPA, MST, MAB, MAM, CONAQ e outras organizações que discutirão os impactos e limites das negociações climáticas a partir de suas próprias experiências.

Mais do que um ato editorial, o lançamento será também uma roda de conversa sobre os rumos da COP-30, conectando a produção acadêmica e militante à prática concreta de resistência e organização dos povos e comunidades.

Aula pública em Seropédica

No dia 21 de outubro, será realizada em Seropédica (Campus da UFRRJ) uma aula pública com o tema “COP-30: o que está em jogo?”. O objetivo é ampliar o debate sobre as questões climáticas, extrapolando os espaços acadêmicos e culturais do centro do Rio e aproximando essa discussão de estudantes, professores e moradores da Baixada Fluminense.

A atividade faz parte da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano traz como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Em consonância com essa proposta, a UFRRJ promoverá o evento intitulado “A UFRRJ nas ondas do conhecimento”.

 Os debatedores serão estudantes da disciplina da graduação de Relações Internacionais: Governança ambiental e gestão de recursos naturais.

Justiça Climática em foco

As atividades partem de um ponto em comum: a crítica à financeirização da natureza e às soluções de mercado que têm dominado a pauta internacional, como os projetos de REDD+ e os mecanismos de finanças climáticas. A proposta é evidenciar como esses instrumentos podem aprofundar desigualdades e ameaçar territórios tradicionais, ao mesmo tempo em que invisibilizam dimensões centrais de raça, gênero e classe.

Para os organizadores, a COP-30, sediada no Brasil, será um marco decisivo: “Ou será uma vitrine para o avanço de falsas soluções, ou abrirá espaço para uma agenda real de justiça climática, com protagonismo dos povos e comunidades atingidas”, afirmam.

Serviço

COP-30 e os Conflitos do Clima: REDD+, Mineração e as lutas por Justiça Racial e de Gênero

 Data: 20 e 21 de outubro de 2025
  Locais:

●      20/10, 9h-13h – CPDA/UFRRJ – Av. Presidente Vargas, 417, 6º ao 10º andar, Centro, Rio de Janeiro – RJ 

●      20/10, às 18h –  Raízes do Brasil – Rua Áurea, 80, Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ

●      21/10, 18h –  Seropédica
  Realização: CPDA/UFRRJ e Fundação Rosa Luxemburgo
  Entrada: gratuita

Mais recentes