Renato Roseno, Soraya Tupinambá e Elisangela Soldateli debatem os impactos da expansão das eólicas sobre comunidades tradicionais, às 11h, na Sala Rosa (UFPA). Jornalistas, pesquisadores e interessados estão convidados a acompanhar a gravação.
Belém (PA) — Às 11h, durante a programação da Sala Rosa na COP30, a Fundação Rosa Luxemburgo realiza a conversa “Territórios e justiça climática — Eólicas, lei e violação de direitos”. A mesa reúne Renato Roseno, deputado estadual no Ceará e relator da CPI das Eólicas, Soraya Tupinambá, pesquisadora e documentarista, e Elisangela Soldateli Paim, coordenadora do Programa Latino-Americano de Clima e Energia da Fundação Rosa Luxemburgo.
A conversa examina as contradições entre a transição energética e a proteção de direitos humanos, destacando os conflitos territoriais e jurídicos provocados pela instalação de complexos eólicos em comunidades tradicionais. O debate também aborda os desafios de garantir participação popular, consulta prévia e justiça climática na formulação de políticas públicas.
🗣️ Jornalistas, pesquisadores e pessoas interessadas no tema estão convidados a acompanhar a gravação, que será posteriormente disponibilizada no canal da Fundação Rosa Luxemburgo no YouTube.
📍 Local: Sala Rosa — Sala 109, Prédio Espaço de Ensino Mirante do Rio, UFPA
🕚 Horário: 11h
🎥 Formato: Mesa de Entrevista — COP30 / Sala Rosa (UFPA)



