A Ciclocidade, com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, lança, no dia 29 de novembro, às 20h21, o Caderno de discussões e escutas Conexões Territoriais. O evento será transmitido no canal de Youtube o Ciclocidades.
O “Conexões Territoriais – Redes da Bicicleta na Periferia” marca a consolidação da metodologia de incidência local da Ciclocidade, que começou a ser desenhada em 2020. Os projetos “Diálogos sobre Rodas” e “Transposições Locais” tiveram atuação nos bairros da Zona Leste de São Paulo, dos distritos de São Miguel Paulista e Ermelino Matarazzo, como Jardim Lapenna, Vila Curuçá, Cidade Nova e Jardim Helena. Agora, em 2021, o projeto está atuando em bairros dos distritos de Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista e Guaianases.
Ambos os projetos visavam a ampliar a atuação da associação nas franjas territoriais da cidade de São Paulo, abrir diálogo com moradoras e moradores locais, mapear os principais desafios na mobilidade e construir, juntos, conhecimento para que sigamos incidindo politicamente, participando da tomada de decisões e lutando pelos interesses desses territórios e de quem usa bicicleta na cidade.
O objetivo inicial desta publicação era articular a participação local no processo de revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo, que estava previsto para acontecer neste ano. Em função da pandemia, que impossibilita a realização de um processo participativo inclusivo; e da Frente São Paulo pela Vida, que surgiu justamente para levantar essa discussão, a rota foi recalculada. Decidimos, então, discutir livremente os temas que estão em evidência na sociedade e que impactam diretamente a vida na nossa cidade, para discutir a cidade utópica que desejamos.
Os capítulos estão organizados a partir dos temas que foram abordados nas formações e trazem leituras e impressões das escutas durante o processo de seis encontros, traduzindo o que podemos aprender com a experiência de estar nesses espaços.