Chile – A Fundação Rosa Luxemburgo – escritório de Buenos Aires e São Paulo, e a Anamuri lançam, no dia 22/07, o Atlas de Sistemas Alimentares do Cone Sul. O evento será realizado, às 10h, no Museu de Educação Gabriela Mistral, #Compañia de Jesús 3150, em Santiago, Chile.
O Atlas foi construído a partir da escuta ativa dos movimentos populares e camponeses do Cone Sul. A publicação apresenta não apenas um diagnóstico da crise alimentar na região, mas também alternativas para superá-la nas mãos dos movimentos populares.
Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai compartilham uma realidade contraditória: embora tenham condições favoráveis à produção camponesa, não conseguem alimentar suas populações de forma adequada e saudável. O ponto de partida do trabalho são as experiências históricas de resistência e as diversas práticas solidárias potencializadas durante a pandemia. Trata-se um conjunto de iniciativas que apontam para outro modelo de organização social, garantindo a soberania alimentar ao povo da região.
O Atlas será apresentado em um espaço de debate e reflexão sobre a situação do acesso aos alimentos na região mais meridional da América. Na ocasião, serão distribuídos exemplares do documento para que os presentes possam levá-los aos seus espaços de trabalho ou militância.
Participam da apresentação:
Inscrições no link: https://forms.gle/3F2nzWASEgkc3Y5y6