Lançamento do livro Resistências e Re-existências – primeiro encontro
A obra, escrita por mulheres de organizações sociais e acadêmicas brasileiras, traz uma reflexão coletiva sobre os temas território, ambiente e pandemia.
A obra, escrita por mulheres de organizações sociais e acadêmicas brasileiras, traz uma reflexão coletiva sobre os temas território, ambiente e pandemia.
O minicurso será realizado no dia 17 de março, das 9h às 12h, no Zoom. A atividade faz parte da programação do Seminário Internacional sobre Direitos Humanos e Empresas “Povos, comunidades, natureza: insurgências frente ao extrativismo predatório”, que ocorre entre os dias 15 a 19 de março de 2021, em formato virtual.
Atividade de apresentação da publicação Resistências e Re-existências: mulheres, território e meio ambiente em tempos de pandemia, conta com a participação de Claudia Garcez (MTST) e Cristiane Faustino (Instituto Terramar) e mediação de Maria Carolina Maziviero (BR Cidades).
O primeiro lançamento online do livro “A Cultura é livre: Uma história da resistência antipropriedade", de Leonardo Folettovai será realizada no dia 21 de março, às 16h30, na Flipei - Festa Literária Pirata das Editoras Independentes.
A terceira atividade de apresentação da publicação Resistências e Re-existências: mulheres, território e meio ambiente em tempos de pandemia, com a participação de Kelli Mafort y Lisbet Julca (MST) e Iara Tatiana Bonin (PPGEDU ULBRA) e mediação de Marcia Lucena (BR Cidades).
O próximo encontro terá como tema o Direito à mobilidade contra o racismo. A atividade será realizada no dia 25 de março, às 15h, com participação de Paíque Duques Santarém, integrante do Movimento Passe Livre e um dos organizadores do livro, além de Anna Nygård, ativista e uma das fundadoras da Planka.nu, organização sueca que promove o transporte público gratuito, Debipriya Chatterjee, da Community Service Society de Nova Iorque, EUA, e Marion Jones, da organização Transportation Alternatives, também de Nova Iorque, dos Estados Unidos. Mediação: Katarine Flor, coordenadora de Comunicação da FRL-Brasil e Paraguai.
Debate sobre os desafios e desatinos de junho de 2013, passe livre e o “colapso” da democracia após um dos maiores levantes populares da história recente, 26/03, 19h, na Flipei
27 de março a partir das 10h
Apresentação e introdução ao curso
Parte 1: Boas vindas, apresentação do curso e da Escola Popular da Natureza e convidados (Escola Popular da Natureza)
Parte 2: A pandemia na cidade de São Paulo: Marco Dalama (Sindsep / Fórum Popular da Natureza)
dia 30, terça-feira, 19h30, com transmissão ao vivo pelas nossas redes sociais: Facebook/Youtube e Instagram. O evento terá a participação dos autores Leonardo Nogueira e Rafael Toitio.
3 de abril a partir das 10h
Memórias e práticas de auto-proteção sanitária: as doenças do homem branco
Parte 1: Oreme Ikpeng (Xingu) e Yan Guarani, Geógrafo e morador da Tekoá Pyau.
Mediação: Cassia Fellet, Psicóloga (Fórum Popular da Natureza)
Parte 2: Debate