O Atlas dos Sistemas Alimentares do Cone Sul  será lançado, no dia 19 de junho, às 19h, no Centro Frei Humberto
Atlas dos Sistemas Alimentares do Cone Sul será lançado em Fortaleza
07/06/2024
por

O Atlas dos Sistemas Alimentares do Cone Sul  será lançado, no dia 19 de junho, às 19h, no Centro Frei Humberto, em Fortaleza. A atividade conta com a participação  de representações do governo federal, do governo estadual e de movimentos populares. E inaugura a etapa do Nordeste do Curso de Formação de Formadores de Agentes Populares da Alimentação. O evento é organizado pela  Fundação Rosa Luxemburgo, pelo  Movimento Brasil Popular, pela Escola Nacional Paulo Freire (ENPF), pela Fiocruz e outros movimentos populares parceiros.

O Atlas dos Sistemas Alimentares do Cone Sul discute as causas da crise alimentar na região, vinculando a fome ao sistema alimentar dominante nesses países que privilegia o agronegócio

O estudo destaca a importância da soberania alimentar e apresenta políticas públicas que contribuem para uma vida digna no campo e nas cidades. Editada pela Fundação Rosa Luxemburgo em parceria com a Expressão Popular, a obra discute a crise alimentar em cinco países da América do Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai).

Além do diagnóstico da situação, o livro apresenta práticas e alternativas que apontam para outras formas de uso da terra, de produção e circulação de alimentos, impulsionadas por um modelo baseado na agricultura camponesa e na economia popular. 

Um dos destaques da obra são as ações de movimentos populares que, durante a pandemia, desenvolveram campanhas de solidariedade que contribuíram para alimentar a população principalmente nas grandes cidades, seja em distribuição de alimentos gratuitos ou nas cozinhas populares e solidárias. Durante a atividade, a Fundação distribuirá exemplares gratuitos da publicação, que pode ser adquirida na página da Editora Expressão Popular. A versão on line está disponível gratuitamente neste link.

Curso dos Agentes Populares da Alimentação

O curso de Formação de Formadores dos Agentes Populares da Alimentação tem como inspiração as ações de solidariedade realizadas pelos movimentos populares na pandemia e consiste em um processo de formação e educação popular de agentes populares visando construir soluções coletivas para os problemas enfrentados nos territórios, em especial nas periferias dos grandes centros urbanos.

Portanto, a proposta é não só discutir as causas da insegurança alimentar, mas tambem estimular formas de organização social e comunitária para combater a fome, como a criação de hortas, cozinhas populares ou bancos de alimentos. 

Na etapa do Nordeste, participarão cerca de 40 pessoas de 9 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A partir da pedagogia de formação de formadores, a proposta é que esse processo se multiplique em outros espaços .

Serviço:

Lançamento do Atlas dos Sistemas Alimentares do Cone Sul

Curso Agentes Populares da Alimentação Nordeste

Dia: 19/06

Hora: 19h

Local: Centro Frei Humberto

R. Paulo Firmeza, 445 – São João do Tauape, Fortaleza