Atividade acontecerá em 15 de junho, no Raízes do Brasil, no Rio de Janeiro, espaço vinculado ao MPA, com a presença da deputada Marina do MST (PT)
Atlas dos Sistemas Alimentares do Cone Sul será lançado no Rio de Janeiro
15/05/2024
por

O Atlas dos Sistemas Alimentares do Cone Sul será lançado, no dia 15 de junho, a partir das 13h, no Raízes do Brasil, no Rio de Janeiro. O estudo destaca a importância da soberania alimentar e apresenta políticas públicas que contribuem para uma vida digna no campo e nas cidades. Editada pela Fundação Rosa Luxemburgo em parceria com a Expressão Popular, a obra discute a crise alimentar em cinco países da América do Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai).

O lançamento será realizado no Raízes do Brasil, localizado no bairro de Santa Tereza, espaço vinculado ao Movimento dos Pequenos Agricultures (MPA) que servirá um almoço agroecológico na ocasião. Neste mesmo local funciona também um Centro de Abastecimento Alimentar Popular, onde acontece o armazenamento, a organização e a distribuição da Cesta Camponesa.

A atividade contará com a participação da deputada estadual Marina do MST (PT). Estarão presentes também integrantes da direção do MPA, Anderson Amaro, e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Ana Paula Perles, que compuseram o comitê editorial da publicação, organizada por Patricia Lizarraga e Jorge Pereira Filho, ambos coordenadores da Fundação Rosa Luxemburgo em Buenos Aires e em São Paulo, respectivamente.

O Atlas dos Sistemas Alimentares do Cone Sul discute as causas da crise alimentar na região, vinculando a fome ao sistema alimentar dominante nesses países que privilegia o agronegócio. Além do diagnóstico da situação, o livro apresenta práticas e alternativas que apontam para outras formas de uso da terra, de produção e circulação de alimentos, impulsionadas por um modelo baseado na agricultura camponesa e na economia popular. 

Um dos destaques da obra são as ações de movimentos populares que, durante a pandemia, desenvolveram campanhas de solidariedade que contribuíram para alimentar a população principalmente nas grandes cidades, seja em distribuição de alimentos gratuitos ou nas cozinhas populares e solidárias. Durante a atividade, a Fundação distribuirá exemplares gratuitos da publicação, que pode ser adquirida na página da Editora Expressão Popular. A versão on line está disponível gratuitamente neste link.

Lançamento do Atlas dos Sistemas Alimentares do Cone Sul

Dia 15 de junho (sábado)
Horário: a partir das 13h
Local: Raízes do Brasil
Rua Áurea, 80 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ
 
Programação:
13h – Almoço agroecológico
15h – Debate de lançamento Atlas dos sistemas alimentares do Cone Sul.
Participação:
Deputada Marina do MST (PT)
Anderson Amaro (MPA)
Ana Paula Perles (MTST)
Patricia Lizarraga (FRL – Cone Sul)
Jorge Pereira Filho (FRL – Brasil e Paraguai)