As relações China-Brasil em seus aspectos econômicos, sociais e políticos
Debate e lançamento de livro
Brasil e China estão cada vez mais próximos. Segundo o governo, investimentos e acordos comerciais prometem dar um novo fôlego a setores produtivos brasileiros, principalmente nas áreas de mineração, petróleo, energia e agropecuária.
O que o estreitamento das relações econômicas Brasil-China significa para o país do ponto de vista social e político? O que significa ter no gigante asiático e um dos mais poderosos parceiros dos BRICS, também um dos principais consumidores das commodities nacionais? Como nos impactam, por outro lado, as importações de manufaturados chineses?
Este é o tema do debate As relações China-Brasil em seus aspectos econômicos, sociais e políticos, promovido pelas Fundações Perseu Abramo (FPA) e Rosa Luxemburgo (FRL), com a participação da socióloga Camila Moreno e do analista político e escritor Wladimir Pomar, que acontece em 25 de junho, quinta-feira, às 19h, na sede da Fundação Rosa Luxemburgo, em Pinheiros.
Sobre os debatedores
Wladimir Pomar é escritor, membro do Partido dos Trabalhadores e foi coordenador da campanha eleitoral de Lula em 1989. É autor de diversos livros e estudos sobre a China, entre os quais O Enigma chinês: capitalismo e socialismo; China, o dragão do século XIX; Revolução Chinesa e China – Desfazendo mitos.
Camila Moreno é formada em Filosofia (UFRGS) e Direito (PUC-RS). Fez seu mestrado e está concluindo o doutorado em sociologia pelo CPDA/UFRRJ. É membro do Grupo de Trabalho de Ecologia Política do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso) e do Grupo Permanente de Trabalho sobre Desenvolvimento, da Fundação Rosa Luxemburgo – Escritório Andino. Há dois anos estuda as relações da China com a América Latina e seus impactos sociais, políticos e econômicos na região.
Com o debate, ocorrerá também o lançamento do livro O Brasil Made in China, de Camila Moreno, editado pela Fundação Rosa Luxemburgo.
+ lançamento no Rio de Janeiro
Sobre o livro
Segundo o filosofo Paulo Arantes, “se as autoras deste livro, na contramão do atual consenso progressista latino-americano, estão certas, esse retorno explosivo da ilusão desenvolvimentista e seus inimigos pode e deve ser entendido como um efeito colateral e dramático do fator China, que sabidamente reconfigurou todo o metabolismo da reprodução capitalista no planeta”.
Serviço: Debate “As relações China-Brasil em seus aspectos econômicos, sociais e políticos” e lançamento do livro O Brasil Made in China
Data: 25/06/2015, quinta-feira, às 19h
Local: Auditório da Fundação Rosa Luxemburgo. R. Ferreira de Araújo, 36 – Pinheiros, São Paulo (SP). Entrada franca
Haverá transmissão on-line pela tevê FPA: www.fpabramo.org.br
O livro “O Brasil Made in China” será distribuído gratuitamente
Informações:
Ana Rüsche, FRL: (11) 3796-9901
Fernanda Estima, FPA: (11) 5571-4299 ramal 120
Certificados: se você é estudante e deseja solicitar o certificado de presença, por favor, entre em contato com a Fundação Rosa Luxemburgo até o dia 24/06 ([email protected] ou 11 3796-9901).