Estão abertas as inscrições para a oficina técnica de formação e debate Cooperativismo de Plataforma: Quais as Políticas Públicas Possíveis? O evento será realizado presencialmente nos dias 19 e 20 de julho de 2023, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília, Distrito Federal.
O encontro tem como objetivo fomentar o debate sobre políticas públicas baseadas em cooperação e solidariedade, com apresentação de um panorama internacional, discussão sobre princípios e práticas da Economia Solidária e intercâmbio de experiências na construção e de plataformas cooperativas e na organização coletiva autogestionada.
Trata-se de uma iniciativa conjunta de DigiLabour, Fundação Rosa Luxemburgo, Observatório do Cooperativismo de Plataforma e Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE).
A intenção é construir referenciais para a construção de políticas públicas intersetoriais e interministeriais, estimulando a criação e adoção de tecnologias livres em uma perspectiva de fortalecer a soberania digital. Tudo a partir do diálogo entre trabalhadores e trabalhadoras, pesquisadores e pesquisadoras de diferentes universidades, movimentos sociais e integrantes da gestão pública.
Faça sua pré-inscrição por meio do preenchimento do formulário online https://forms.gle/h8NAfnU9YHyDoyNd6, sujeita ao número de vagas disponíveis.
Cooperativismo de Plataforma: Quais as políticas públicas possíveis? Datas: 19 e 20 de julho de 2023 Local: Escola Nacional de Administração Pública Endereço: SPO Área especial 2-A – Asa Sul, Brasília – DF, 70610-900 Organização: DigiLabour, Fundação Rosa Luxemburgo, Observatório do Cooperativismo de Plataforma, Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego Pré-inscrição: https://forms.gle/h8NAfnU9YHyDoyNd6 |
Programação resumida Dia 19 de julho, quarta-feira 8h30 – Boas vindas 9h – Abertura 10h – O cooperativismo de plataforma está acontecendo ao redor do mundo 10h10 – Construindo o cooperativismo de plataforma no Brasil: princípios e práticas da Economia Solidária 14h – Desafios na construção de plataformas cooperativas e na organização coletiva autogestionária 16h – Soberania digital e cultura Livre 18h30 – Encerramento Dia 20 de julho, quinta-feira 9h – Políticas Públicas para Cooperativismo de Plataforma no Brasil 10h – Workshop: Imaginar Tecnologias Alternativas, com Joana Varon (Coding Rights) 11h10 – Grupos de trabalho: explicando a dinâmica 11h30 – Primeira rodada de discussão dos grupos 13h30 – Segunda rodada de discussão dos grupos 16h – Plenária com resultados das discussões dos grupos. 17h30 – Construção de documento coletivo com encaminhamentos possíveis 18h30 – Encerramento |