O trabalho realizado por mulheres negras na busca por mais igualdade social ganhou destaque no livro “30 años tecendo a Red de Mujeres Afrolatinaamericanas, Afrocaribenhas y de la Diáspora”, lançado na Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA)http://NegrasFazedoras de Memórias Negras 2023, nesta sexta-feira (27), no espaço Casa Pretahub, em Cachoeira.
É a primeira publicação internacional da Editora Diálogos Insubmissos, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo e o Instituto Odara. O livro celebra os 30 anos do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, oficializado em 25 de julho de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante Encontro de Mulheres Negras e Caribenhas, na República Dominicana.
Organizada pela Red de Mujeres Afrolatinaamericanas, Afrocaribenhas y de la Diáspora, a publicação contém textos escritos por ativistas históricas do movimento negro e do movimento de mulheres negras da América Latina e do Caribe, como Epsy Campbell, ex-vice-presidente da Costa Rica.
O lançamento do livro aconteceu durante encontro que tratou sobre as histórias de luta e organização política das mulheres negras e teve a presença de Dayse Sacramento, editora responsável da Diálogos Insubmissos, de Christiane Gomes, coordenadora de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo, e de Silene Arcanja, coordenadora de projetos do Instituto Odara. A DJ Belle ficou por conta do som no Baile Insubmisso.
Editora Diálogos Insubmissos
A Editora Diálogos Insubmissos foi criada com o propósito de promover e dar visibilidade à produção artística, intelectual, política e editorial de mulheres negras. Com foco em levar conhecimento para diferentes lugares do mundo, a editora descendente da plataforma literária Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras (DIMN) já lançou oito livros e e-books desde novembro de 2021, ano de criação. Atualmente, possui uma equipe exclusivamente formada por mulheres negras.
Casa Insubmissa de Mulheres Negras
Para estimular a produção intelectual de mulheres negras, a Casa Insubmissa de Mulheres Negras é um espaço que realiza encontros visando o debate sobre obras de escritores, ativistas, pesquisadoras e artistas brasileiras.
Desde 2017, esteve presente em importantes eventos, como: Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP); Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ); e Festa Literária de Mucugê (Fligê), além da FLICA. Em 2023, a Casa Insubmissa está pela 5ª vez consecutiva na FLICA e a entrada é gratuita para o público presente.