O painel "Direito à Mobilidade para Todos: Transporte Público Gratuito – Novas Alianças Possíveis?" será realizado no dia 1/12 às 13h; inscreva-se!
Início » »
Inscrições abertas para o painel Internacional de Direito à mobilidade
28/11/2023
por
FRL
 src=
Imagem de Drazen Zigic no Freepik

O escritório de Bruxelas da Fundação Rosa Luxemburgo realizará, no dia 1/12 (sexta-feira) às 13h (São Paulo) e 17h (Bruxelas), o painel Direito à Mobilidade para Todos: Transporte Público Gratuito – Novas Alianças Possíveis? Painel de Discussão Pública. Participam do debate ativistas e especialistas do tema de transportes do Brasil, da Alemanha, da Bélgica, da Polônia e da Sérvia. O evento será realizado em inglês de forma presencial e online. Para se inscrever, envie um email para Manuela Kropp: [email protected].

Palestrantes:

Daniel Santini (Coordenador de Projetos da Fundação Rosa Luxemburgo – Brasil e Paraguai);

Cristiane Costa Gonçalves (Brasil);

Conor Farrell (Federação Europeia dos Trabalhadores em Transportes);

Judith Dellheim (Berliner Energietisch, Alemanha).

Facilitação:

Manuela Kropp (RLS Bruxelas)

SOBRE O DEBATE

Na Alemanha, a aliança #wirfahrenzusammen foi formada há alguns meses entre Fridays for Future e o sindicato ver.di para sairmos juntos às ruas por melhores condições de trabalho, melhores salários e uma expansão dos transportes públicos. Em muitas cidades alemãs, já existem grupos de ação que recolhem assinaturas e estabelecem contactos entre trabalhadores dos transportes públicos e ativistas climáticos. No Brasil, mais de 80 cidades já têm transporte público gratuito, mas ao mesmo tempo este está à beira do colapso em muitas outras regiões – isto levanta a questão do financiamento alternativo e a questão premente da pobreza na mobilidade.

A Federação Europeia dos Trabalhadores dos Transportes apela à expansão dos transportes públicos em toda a Europa, à protecção dos trabalhadores contra a violência e a melhores condições de trabalho e salários. Ao mesmo tempo, torna-se evidente que os Estados-Membros europeus não estão a utilizar suficientemente o dinheiro disponível do fundo europeu de ajuda ao coronavírus para expandir o transporte ferroviário e público. E por último, mas não menos importante, há a questão da “mobilidade forçada”: cada vez mais pessoas têm de se afastar dos centros das cidades porque já não podem pagar as rendas, tornando-as dependentes de automóveis ou tendo de lidar com transportes públicos precários. Serviços. Muitas pessoas na Europa e no Brasil sofrem, portanto, de pobreza de mobilidade.

Gostaríamos de discutir as seguintes questões em nosso painel de discussão público:

Como podemos alcançar a expansão do transporte público e do transporte ferroviário e tarifas zero? O que podemos aprender com o Brasil?
Que alianças podemos formar para alcançar a expansão do transporte público e tarifas zero? Que desafios enfrentam os sindicatos?
Como o transporte público gratuito pode ser implementado com sucesso?
Como podemos combater com sucesso a pobreza na mobilidade nas nossas cidades e regiões rurais? Que papel isso desempenha na luta contra a ascensão da direita?
Que exigências políticas podemos formular para as próximas eleições europeias?

SERVIÇO

Sexta-feira, 1º de dezembro de 2023

17h às 18h30 (Bruxelas, Berlim, Amsterdã),

13h às 14h30 (São Paulo)

Rua Saint Ghislain 62, B-1000 Bruxelas

O evento será realizado em inglês

Para se inscrever (presencial e online), envie um email para Manuela Kropp: [email protected].

Mais recentes