Ferat Koçak, deputado do partido Die Linke em Berlim, e a rede de ativistas Frente de Organizações em Luta (FOL) participarão de uma palestra em Berlim, no dia 11 de setembro, às 19h30 (horário de Berlim), para discutir estratégias de resistência contra a extrema direita. O evento, organizado pela Fundação Rosa-Luxemburg e pelo Bloque Latinoamericano Berlín, destacará experiências de solidariedade internacional e a luta por justiça social. Em julho, Koçak esteve no Brasil e na Argentina, onde conheceu de perto diversas resistências e movimentos de solidariedade.
Em todo o mundo, movimentos populistas de direita estão aproveitando a insatisfação e a indignação de amplos setores da sociedade. Lideranças como Giorgia Meloni na Itália, Marine Le Pen na França, Javier Milei na Argentina e o partido AfD na Alemanha são exemplos de como esses grupos se fortalecem.
Entretanto, não é apenas através de um discurso anti-establishment que esses movimentos desafiam as organizações de esquerda. Em países como a Argentina, a repressão se manifesta em forma de batidas policiais, processos judiciais e a criminalização de ativistas, além da restrição de espaços sociais, como cozinhas comunitárias.
O movimento de base argentino FOL (Frente de Organizações em Luta) tem sido um dos principais alvos desses ataques, especialmente pelo governo de Javier Milei. Ao longo de mais de 18 anos, a FOL tem desenvolvido um importante trabalho de resistência, atuando em 14 cidades da Argentina com iniciativas que incluem desempregados, movimentos de bairro, jovens, estudantes, trabalhadores precários e ocupantes de imóveis.
As experiências inspiradoras colhidas no Brasil e na Argentina, especialmente o trabalho das cozinhas solidárias, destacam a importância do ativismo de base para enfrentar as políticas ultraliberais que afetam as populações mais vulneráveis. A partir dessa troca, Koçak trará novas abordagens para suas iniciativas de combate ao racismo e ao fascismo na Alemanha.
Serviço
Solidariedade Internacional e Resistência contra a Extrema Direita
Data: 11 de setembro de 2024
Horário: 19h30 às 21h00 (Berlim)
Local: Rosa-Luxemburg-Stiftung, Sala Térreo (007)
Rua da Comuna de Berlim 8A, 10243 Berlim
Participantes:
Carlos Fernández, um dos ativistas do FOL, compartilha os desafios diários de lidar com uma repressão crescente.
Ferat Koçak, deputado do partido Die Linke em Berlim
Moderação: Cecilia Maas, Bloque Latinoamericano
Tradução: Espanhol – Alemão
Este evento é uma parceria entre o Bloque Latinoamericano Berlim e a Fundação Rosa-Luxemburg.