Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Conexões territoriais – Formação 1 – Mobilidade Antirracista

26/06/2021 14:00 - 16:30

A Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) é uma organização da sociedade civil, que desde 2009, estabelece a conexão das(dos/des) ciclistas em defender o uso da bicicleta na cidade de São Paulo, visando contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável, baseada na igualdade e equidade de acesso à direitos, promovendo a mobilidade e o uso da bicicleta como instrumento de transformação.

Apoiados pela Fundação Rosa Luxemburgo, estamos desenvolvendo o projeto “Conexões Territoriais – Formação de redes de bicicleta na periferia”, com o objetivo de fomentar escutas, discussão e encaminhamentos. Desenvolvendo ações para atuação em rede- de protagonistas da mobilidade Urbana e sociocultural – promovendo a conexão de moradores, coletivos organizados na região da Zona Leste de SP(Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Guaianazes), e especialistas da Mobilidade Urbana.

A fase atual do projeto, são seis (6) Formações em Mobilidade Urbana, interseccionando pautas levantadas no Café Encontro de 12 e 29 de maio/2021, com prospecções de incidência local, conectando a pluralidade de atuações sociais à mobilidade ativa por bicicleta e seus desdobramentos.

Formação 1 – Mobilidade Antirracista

O direito à cidade, à mobilidade e direitos humanos essenciais são negados historicamente a maioria das populações das periferias. Quando se trata da maioria dos periféricos: pessoas negras, indígenas, afro-indígenas e população LGBTQIA+ não-branca há mais que a negativa a esses direitos, há uma ofensiva violenta que vem aumentando, sobretudo em tempos de pandemia: violência policial contra jovens negros, ofensiva de assédios morais e sexuais contra mulheres negras, população LGBTQIA+ , população de povos originários. Somando a este cenário às condições precárias do transporte público, a infra-estrutura deficiente das periferias da cidade, temos um cenário no qual se faz urgente discutirmos uma mobilidade anti-racista.

Convidades:

Jô Pereira: Dir. Geral da Ciclocidade, Dir.Fundadora do Pedal na Quebrada,dos Mapa Pedal Afetivo e Mapa Afetivo da Mobilidade Ativa, Ed. Física, Artista Cênica, escritora, mãe.

Aloysio Letra: cantor, compositor, artista da cena, articulador cultural no Fórum de Cultura da Zona Leste, secretário na A.P.A.N.(Associação de Profissionais do Audiovisual Negro), conselheiro no Instituto Tebas de Educação e Cultura.

Mariana Brito: ITDP: jornalista, coordenadora de comunicação do ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento), coordenadora ” A Cor da Mobilidade”(ITDP).

Rafaela Albergária :Coordenadora Técnica de Enfrentamento à Violência Contra Mulher -Secretaria Especial de Política e Promoção da Mulher(RJ), organizadora da publicação ” Mobilidade Antirracista”.

Sábado: 26/06/2021
14h – 16h30

Detalhes

Data:
26/06/2021
Hora:
14:00 - 16:30
Categoria de Evento: