Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Conexões territoriais – Formação 2 – Mobilidade e Plano Diretor com foco em territórios

30/06/2021 19:00 - 21:30

A Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) é uma organização da sociedade civil, que desde 2009, estabelece a conexão das(dos/des) ciclistas em defender o uso da bicicleta na cidade de São Paulo, visando contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável, baseada na igualdade e equidade de acesso à direitos, promovendo a mobilidade e o uso da bicicleta como instrumento de transformação.

Apoiados pela Fundação Rosa Luxemburgo, estamos desenvolvendo o projeto “Conexões Territoriais – Formação de redes de bicicleta na periferia”, com o objetivo de fomentar escutas, discussão e encaminhamentos. Desenvolvendo ações para atuação em rede- de protagonistas da mobilidade Urbana e sociocultural – promovendo a conexão de moradores, coletivos organizados na região da Zona Leste de SP(Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Guaianazes), e especialistas da Mobilidade Urbana.

A fase atual do projeto, são seis (6) Formações em Mobilidade Urbana, interseccionando pautas levantadas no Café Encontro de 12 e 29 de maio/2021, com prospecções de incidência local, conectando a pluralidade de atuações sociais à mobilidade ativa por bicicleta e seus desdobramentos.

Formação 2 – Mobilidade e Plano Diretor(PD) com foco em Territórios

As cidades mudam todos os dias o tempo todo! Bairros crescem, ruas aparecem, pessoas ocupam áreas e sempre há necessidade por mais infraestrutura que atenda aos novos e antigos desejos/ seja por mais ônibus, creche, escola, posto de saúde, saneamento, praça ou campo de futebol. Com o objetivo de planejar e organizar melhor esse crescimento, o Plano Diretor se torna o principal instrumento urbanístico de disputa da cidade. Diversos interesses pressionam diariamente pela construção do imaginário dessa cidade e nesse processo setores mais organizados, poderosos ou que possuem contatos com vereadores acabam levando vantagem. Quais as necessidades de agora do seu território? Quais os desejos de futuro para o seu bairro? Os moradores têm sido ouvidos? Falar de saúde, educação, emprego, segurança, mobilidade, áreas verdes e lazer é falar diretamente sobre Plano Diretor na escala do bairro. E por isso essa discussão não pode acontecer sem nós!

Convidades:

Edilson Mineiro
Jaque Davi
Kelly Cristina
Erick Ovelha(Quilombo Periférico)

Encontro:

Quarta-feira: 30/06/2021
horário: 19h – 21h30

link virtual do encontro: https://meet.google.com/njp-mxpd-wsd

Detalhes

Data:
30/06/2021
Hora:
19:00 - 21:30
Categoria de Evento: