Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Conexões Territoriais – Formação 3: Mobilidade- Coletividade e Educação

3/07/2021 14:00 - 16:30

A Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) é uma organização da sociedade civil, que desde 2009, estabelece a conexão das(dos/des) ciclistas em defender o uso da bicicleta na cidade de São Paulo, visando contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável, baseada na igualdade e equidade de acesso à direitos, promovendo a mobilidade e o uso da bicicleta como instrumento de transformação.

Apoiados pela Fundação Rosa Luxemburgo, estamos desenvolvendo o projeto “Conexões Territoriais – Formação de redes de bicicleta na periferia”, com o objetivo de fomentar escutas, discussão e encaminhamentos. Desenvolvendo ações para atuação em rede- de protagonistas da mobilidade Urbana e sociocultural – promovendo a conexão de moradores, coletivos organizados na região da Zona Leste de SP(Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Guaianazes), e especialistas da Mobilidade Urbana.

A fase atual do projeto, são seis (6) Formações em Mobilidade Urbana, interseccionando pautas levantadas no Café Encontro de 12 e 29 de maio/2021, com prospecções de incidência local, conectando a pluralidade de atuações sociais à mobilidade ativa por bicicleta e seus desdobramentos.

Formação 3: Mobilidade- Coletividade e Educação


03 de julho, das 14h às 16h30 terceira formação sobre Mobilidade Urbana do projeto “Conexões Territoriais – Formação de redes de bicicleta na periferia”, promovido pela Ciclocidade, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo.
É na coletividade que as construções amparam e ampliam reflexões, discussões, encaminhamentos e possibilidade de solução . Algumas iniciativas estarão representadas nesse encontro, interseccionando periferia, infância, gênero, raça/etnia aos Direitos Humanos, Sociais e à Cidade.
Inscrição: link na bio https://bit.ly/3hvqFTl

Mediação:
Yuri Vasquez:
Ciclista urbano, Educador físico e mestre em História Social pela PUC-SP ,associado da Ciclocidade, tem atuado no desenvolvimento de projetos na defesa do direito à mobilidade urbana para grupos historicamente excluídos e em Território periféricos.

Convidades:

Marcelo “Celo” Martins
Nascido em Cidade Tiradentes, skatista, educador, ativista cultural e co-fundador da LOVE CT Inclusão e Resgate Skateboarding, que ensina crianças e adolescentes valores para a vida por meio da prática do skate.

Ellen Scherrer
Educadora Física, Especialista em Pedagogia do Esporte e Psicologia do Esporte, membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete. Mentora do Projeto Feminismo Negro no Esporte e Badminton em Rede, educadora físico-desportivo do Sesc SP.

Ana Paula Correia
Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Pesquisadora da temática da mulher, relações raciais e movimentos de mulheres na periferia. É militante do feminismo negro, e atualmente coordena o Centro de Defesa e Convivência da Mulher “Casa Anastácia” que tem como objetivo combater, prevenir e enfrentar a violência doméstica e familiar praticada contra as mulheres.

Detalhes

Data:
3/07/2021
Hora:
14:00 - 16:30
Categoria de Evento: