Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Conexões Territoriais – Formação 5: Comunicação: Fomento de Novas Ações nas Periferias

17/07/2021 14:00 - 16:30

A Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) é uma organização da sociedade civil, que desde 2009, estabelece a conexão das(dos/des) ciclistas em defender o uso da bicicleta na cidade de São Paulo, visando contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável, baseada na igualdade e equidade de acesso à direitos, promovendo a mobilidade e o uso da bicicleta como instrumento de transformação.

Apoiados pela Fundação Rosa Luxemburgo, estamos desenvolvendo o projeto “Conexões Territoriais – Formação de redes de bicicleta na periferia”, com o objetivo de fomentar escutas, discussão e encaminhamentos. Desenvolvendo ações para atuação em rede- de protagonistas da mobilidade Urbana e sociocultural – promovendo a conexão de moradores, coletivos organizados na região da Zona Leste de SP(Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Guaianazes), e especialistas da Mobilidade Urbana.

A fase atual do projeto, são seis (6) Formações em Mobilidade Urbana, interseccionando pautas levantadas no Café Encontro de 12 e 29 de maio/2021, com prospecções de incidência local, conectando a pluralidade de atuações sociais à mobilidade ativa por bicicleta e seus desdobramentos.

 

Formação 5: Comunicação: Fomento de Novas Ações nas Periferias


O ato de comunicar pede compromisso de todas as partes envolvidas em um diálogo, um debate, uma construção conjunta. Iniciativas nos territórios periféricos têm experimentado diferentes formas de pensar e fazer uma comunicação mais efetiva ,principalmente voltada para a população periférica. Estando mais atentas ao que aproxima e mobiliza as pessoas para as pautas que acreditam, defendem e divulgam, conectando protagonistas plurais e implementando escutas, objetivando ampliar as Redes. Que tal trocar saberes com quem tem essa prática no seu dia a dia?

Sábado: 17 de julho
14h às 16h30

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScu18FF1KrOVkvXlTMCf8U9-Zk0umco_EQWIyE_GreEAl2G4g/viewform

Reunião pela plataforma zoom, enviada após concluída a inscrição.

Mediação:

Thiago Borges (Periferia em Movimento): filho de retirantes, palmeirense, morador do Grajaú. Jornalista, Esp.História, Sociedade e Cultura, gestor de conteúdo do Periferia em Movimento, atua no jornal Embarque no Direito , na plataforma Território da Notícia, integrante da Rede Jornalistas das Periferias e da Rede UniGraja.

Convidades:

CPDOC Guaianás (Centro de Pesquisa e Documentação Histórica) atua nos bairros do Lajeado, Guaianases, Cidade Tiradentes e São Mateus e busca promover os meios de preservação e salvaguarda dos patrimônios materiais e imateriais, bem como registrar, evidenciar e difundir as memórias e narrativas históricas, sociais e culturais de trabalhadoras e trabalhadores, de tal modo que possam se reconhecer enquanto sujeitos históricos.

Vinicius de Moraes : agente socioambiental, agitador permacultural e agroecológico, provocador da economia solidária, aprendiz de saberes tradicionais indígenas, nascido e crescido na periferia urbana. Integrante Rádio Comunitária Milênio FM, Instituto NUA e Quebrada Sustentável.

Carlos Greenbike (Pedala Queimados):gestor ambiental presidente-fundador da associação Pedala Queimados, tem por objetivo promover a transformação social através da bicicleta,com foco na geração de trabalho e renda, redução das desigualdades e promoção da cidadania

Detalhes

Data:
17/07/2021
Hora:
14:00 - 16:30
Categoria de Evento: