DigiLabour lança documentário sobre coletivo de entregadoras - Fundação Rosa Luxemburgo
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

DigiLabour lança documentário sobre coletivo de entregadoras

12/08 quinta-feira

Iniciativa financiada pela Fundação Rosa Luxemburgo integra ciclo de atividades do Observatório do Cooperativismo de Plataforma
O Laboratório de Pesquisa DigiLabour lança nesta quinta-feira (12) o documentário em curta-metragem Señoritas Courier. Dirigido por Caio Castor, ele conta o cotidiano de um coletivo de mulheres e pessoas LGBTQIA+ que fazem entrega na cidade de São Paulo. As Señoritas estão em busca de novos sentidos para mobilidade, sustentabilidade e trabalho em cicloentrega, como um exemplo de alternativa às grandes plataformas digitais.
Segundo Aline Os, fundadora do coletivo, a iniciativa contribui para incluir mais pessoas nos debates sobre o futuro do trabalho: “Fico feliz pelo documentário ter nascido de uma pesquisa tão importante sobre o cooperativismo de plataforma e poder fortalecer movimentos de trabalhadoras e trabalhadores”, afirma.
O documentário é uma das atividades do Observatório do Cooperativismo de Plataforma, projeto DigiLabour apoiado pela Fundação Rosa Luxemburgo. O cooperativismo de plataforma é a união de princípios cooperativistas com as possibilidades tecnológicas, unindo governança democrática, trabalho decente, dados para o bem comum e incentivo à economia local. O Observatório tem publicado vídeos explicando princípios e práticas do movimento.
Para Rafael Grohmann, coordenador do DigiLabour, o documentário reafirma o compromisso do laboratório com a comunicação da ciência e a busca por construir uma economia digital mais justa: “Señoritas Courier é um exemplo emergente de que a precarização do trabalho de entregadores pode ser combatida a partir de alternativas que considerem trabalho decente, diversidade e sustentabilidade”. Ele também ressalta que o Observatório pode inspirar a formulação de políticas públicas para o setor.
Informações do documentário Señorita Courier
Estreia: 12 de agosto, quinta-feira
Local: canal do Youtube do DigiLabour
Direção: Caio Castor
Coordenação Editorial: Rafael Grohmann
Arte: a.to.b
Produção: DigiLabour apoiado pela Fundação Rosa Luxemburgo
 
Saiba mais:
Señoritas: coletivo de mulheres e pessoas LGBTQIA+ que trabalham com entrega na cidade de São Paulo
DigiLabour: laboratório de pesquisa de referência em debates sobre trabalho e plataformas digitais, ligado ao Mestrado e Doutorado em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Observatório do Cooperativismo de Plataforma: projeto do laboratório DigiLabour financiado pela Fundação Rosa Luxemburgo com o objetivo de ser um hub para a discussão e a construção dessas iniciativas no Brasil.

Fundação Rosa Luxemburgo: instituição alemã sem fins lucrativos vinculada ao partido Die Linke. Fundada no ano de 1990, em Berlim, tem como principais desafios promover a formação política e a crítica social, pautadas na tradição dos movimentos trabalhistas, feministas, antirracistas e antifascistas. Com escritórios em mais de 24 países, a FRL abriu o escritório regional do Brasil e Paraguai, em 2003, na cidade de São Paulo. Na região, os eixos principais são: a defesa da democracia e de direitos políticos e sociais; críticas a modelos extrativistas, transgenia e mercantilização da natureza e da vida; e alternativas ao sistema capitalista, com o apoio a experiências coletivas e solidárias, bem como a divulgação de conceitos como Bem Viver e a luta contra o racismo e todas as opressões e por uma sociedade justa e livre. 

Serviço

Data:
12/08 quinta-feira
Categoria de Evento:
WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux