No próximo dia 06 de julho, três obras da literatura política brasileira serão lançadas durante o Festival Latinidades, o maior festival cultural de mulheres negras da América Latina. Os lançamentos acontecem no Espaço Literário do festival, localizado no Sesc Pelourinho, a partir das 15h.
O exemplar “Estamos Prontas: Lições de Lideranças Negras Coletivas nas Eleições Brasileiras” reúne artigos com apontamentos dos aprendizados de formação, comunicação, articulação e mobilização política, extraídas do projeto “Estamos Prontas”, parceria entre o Movimento Mulheres Negras Decidem (MND) e o Instituto Marielle Franco, realizado durante as eleições gerais de 2022. A publicação conta com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e selo da Editora Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras Brasileiras.
De acordo com Fabiana Pinto, Coordenadora de Desenvolvimento de Lideranças do MND, o livro chega em um momento oportuno para mulheres negras que atuam no ecossistema da política institucional. “Estamos muito felizes de ter o trabalho do “Estamos Prontas” registrado em livro. Para nós, é um dos legados que este projeto deixou, e chega em um momento muito importante para a política brasileira, tendo em vista que estamos em ano de eleições e a obra reúne experiências de quem atuou durante o processo eleitoral em frentes essenciais de virada política”, afirma.
Outra obra importante é “A Justiça é uma Mulher Negra”, primeiro livro da Coleção Juristas Negras. O livro coloca em diálogo o Direito, a história e uma visão afrodiaspórica interseccional na construção de uma justiça pluriversal, através da escrita de Lívia Sant’Anna Vaz e Chiara Ramos. Ao longo das páginas, as autoras exploram diferentes aspectos relacionados à temática, como o encarceramento em massa das mulheres negras, a criminalização da pobreza, a violência policial e a falta de acesso a uma defesa adequada.
Para Monique Damas, Diretora Executiva do Instituto Juristas Negras, a obra aborda questões históricas e atuais, que revelam a presença marcante das mulheres negras nas estatísticas criminais, sendo muitas vezes tratadas de forma desigual perante a lei.
“Através de uma pesquisa detalhada, as autoras trazem dados alarmantes que comprovam a desigualdade racial na justiça, evidenciando a necessidade urgente de uma mudança de paradigma. Além disso, as autoras destacam histórias inspiradoras de mulheres negras que lutaram por justiça e tiveram seus casos negligenciados pelo sistema”, diz.
Na ocasião também acontece o lançamento do livro “La Radical Imaginación Política de las Mujeres Negras Brasileñas”, versão em espanhol da obra homônima lançada em 2021, com edição da Oralituras. O empreendimento de Ana Carolina Lourenço, Anielle Franco, Vilma Reis e Christiane Gomes, idealizadoras da Rede Nacional de Mulheres Negras na Política, têm apoio político e institucional da Fundação Rosa Luxemburgo e traz as contribuições no processo de visibilização das respostas e soluções empreendidas pelas mulheres negras brasileiras frente ao atual contexto de crise social, política e econômica. A versão hispânica inclui dois novos textos assinados por Ochy Curiel, antropóloga dominicana radicada no Chile, e Juanita Bone, ativista feminista negra do Equador.
O Festival Latinidades acontece em Salvador entre os dias 05 e 07 de julho, em espaços do Pelourinho. A programação também envolve shows musicais de artistas nacionais e internacionais. Confira a programação completa aqui.
SERVIÇO:
ESPAÇO LITERÁRIO FESTIVAL LATINIDADES
Data: 06 de julho, às 15h
Local: Sesc Pelourinho – Largo do Pelourinho, 19, Centro Histórico de Salvador
Evento Gratuito.
*Retirada de ingressos antecipados no Sympla sympla.com.br/evento/espaco-literario-latinidades/2520857?referrer=linktr.ee