A atividade acontece de 21 a 23 de novembro e presta uma homenagem às inúmeras contribuições de Luiza Barrios para a democracia no país
Fórum da UFRB destaca feminismo negro e luta antirracista pela democracia
14/11/2024
por

No marco do novembro negro, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo promove mais uma edição do Fórum Internacional Pró-Igualdade Racial e de Inclusão Social do Recôncavo que, em 2024 traz como tema Nossos Feminismos Revisitados: Uma Femenagem a Luiza Bairros, em celebração às contribuições dessa importante referência para a democracia brasileira.

O Fórum acontece entre dias 21 e 23 de novembro de 2024, no Campus Cruz das Almas e irá trazer debates e reflexões relacionadas ao feminismo e à luta antirracista no Brasil e no exterior. Para isso, a programação contará com uma variedade de atividades como conferências, minicursos, rodas de conversa, oficinas, grupos de trabalho e do I Seminário Estadual de Políticas Afirmativas onde temas como educação, literatura, resistência negra, ação política e institucional de mulheres negras terão espaço. Haverá também a Feira de Artesanato e a Feira de Saúde da População Negra. Lançamentos de publicações, atrações culturais, exposição sobre a infância em terreiros de candomblé também terão destaque na programação. A abertura do evento contará com uma apresentação da Orquestra de Alabês, seguida por uma conferência sobre políticas afirmativas e o pensamento de Luiza Bairros, ministrada pela socióloga Vilma Reis.

O evento marcará também a entrega do Troféu Luiza Bairros, em cerimônia especial, celebrando personalidades e coletivos que se destacaram na luta por igualdade racial e social, dentre eles a Família de Marielle Franco, representada por Marinete Silva e Antônio Franco, pai e mãe da vereadora que se tornou um símbolo internacional de ação política.

Algumas das publicações da FRL que se conectam com o Fórum serão lançadas, como Mãe da Liberdade, a trajetória de Mãe Hilda Jitolu, de autoria de Valéria Lima (que estará presente também na programação geral do Fórum). Além disso, outras publicações como A Radical Imaginação Política de Mulheres Negras Brasileiras e Estamos Prontas – Lições de Mulheres Negras Lideranças Coletivas nas eleições brasileiras, entre outras publicações, serão distribuídas de forma gratuita ao público da atividade.

A diretora executiva do Instituto Marielle Franco, Lígia Batista participa da mesa Tecnologias e Enfrentamento ao Racismo Epistêmico onde irá compartilhar a experiência do Instituto. As ações consolidam a conexão entre organizações parceiras da FRL como Instituto Marielle Franco e Instituto Mãe Hilda Jitolu, além da própria UFRB.  A coordenadora de projetos da FRL, Christiane Gomes também participa do evento na mesa Mulheres Negras na Política e a Marcha 2025 juntamente com Marinete Silva e Antônio Franco e outras lideranças políticas.

As atividades serão transmitidas pela TV UFRB e as inscrições estão abertas para toda a comunidade acadêmica e público geral, com informações detalhadas disponíveis no site oficial.


Confira a programação completa do Fórum 2024.

Quem foi Luiza Barrios:
Nascida no Rio Grande do Sul, se radicou na Bahia onde construir sua carreira acadêmica e política. Formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em Ciências Sociais pela Universidade da Bahia e doutorado em Sociologia pela Universidade de Michigan. Organizou vários livros e escreveu diversos artigos sobre racismo, sexismo e a pessoa negra no mercado de trabalho. Foi Ministra da Igualdade Racial de 2011 a 2015. Faleceu em julho de 2016 deixando um profundo legado não apenas para o movimento de mulheres negras, mas para toda a sociedade brasileira.