Os eventos serão realizados no próximo sabado e domingo no Palco Pagu; confira a programação completa
Fundação Rosa Luxemburgo leva debate sobre clima e mobilidade à FLIPEI 2025
30/07/2025
por

A Fundação Rosa Luxemburgo participa, neste fim de semana, da FLIPEI – Festa Literária Pirata das Editoras Independentes, que acontece de 6 a 10 de agosto, na Praça das Artes, no centro de São Paulo.  Esta é 2ª edição em São Paulo (sendo a 7ª já realizada) com uma dinâmica inédita de gratuidade não só para o público, mas para editoras, livrarias e autores independentes.

Será a primeira festa do livro independente com expressão nacional que contará com publicadores de todas as regiões do país. Em tempos de elitização dos grandes festivais, a FLIPEI reafirma seu compromisso radical com a democratização do livro e do pensamento.

Confira as atividades da Fundação Rosa Luxemburgo na FLIPEI: 

SÁBADO (09/08 – 20h) | Exibição do documentário “Tarifa Zero: Cidade em Disputa”


No sábado à noite, o público assiste ao documentário “Tarifa Zero: Cidade em Disputa”, produção da Fundação Rosa Luxemburgo e do Brasil de Fato. O filme mergulha na rotina de quem atravessa São Paulo todos os dias em um transporte público caro, precário e desigual. 
Após a sessão, marcada para as 20h, no Palco da Pagu, haverá um bate-papo com convidados que atuam em movimentos de mobilidade urbana com:

  • Katarine Flor – produtora executiva do filme e coord. de comunicação na Fundação Rosa Luxemburgo.
  • Daniel Santini – pesquisador sobre políticas de tarifa zero e coord. de projetos na Fundação Rosa Luxemburgo.

DOMINGO (10/08 – 15h) | Mesa “Politizando o Clima”


No domingo, às 15h, a Fundação lança a coleção “Politizando o Clima”, que discute alguns dos principais temas, políticas, projetos e atores envolvidos nos debates energéticos e climáticos, destacando as implicações territoriais, de classe, de raça e de gênero, além das assimetrias históricas entre o Norte e o Sul Global.

A atividade faz parte do lançamento da coleção “Politizando o Clima: Poder, Territórios e Resistências”, editada pela Fundação Rosa Luxemburgo, Editora Funilaria e CPDA/UFRRJ, em parceria com o Le Monde Diplomatique Brasil. A coletânea analisa os bastidores da transição energética e as disputas por terra, água e territórios, destacando o papel de movimentos sociais, pesquisadores e comunidades atingidas.

Participam do debate:

  • Ailce Margarida Negreiros Alves – Mestra em Ciências Sociais pela EHESS (Paris), educadora popular e professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
  • Fabrina Furtado – Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ) e membra do Coletivo de Pesquisa Desigualdade Ambiental, Economia e Política.
  • Lisbet Julca – Socióloga e cientista política pela UNILA, doutora em Geografia pela UNESP e pós-doutoranda na ESALQ/USP. Integra a Coordenação Política Pedagógica da Escola Popular Rosa Luxemburgo (MST-SP).

A conversa será mediada pela jornalista Katarine Flor, coordenadora de comunicação na Fundação Rosa Luxemburgo.

Com essas duas ações, a Fundação Rosa Luxemburgo reforça a proposta de articular cultura, política e reflexão crítica – seja ao tratar do transporte gratuito como política pública, seja ao enfrentar os desafios climáticos a partir de múltiplas vozes.

Serviço

FLIPEI 2025 – Festa Literária Pirata das Editoras Independentes
9 a 11 de agosto
Praça das Artes – Av. São João, 281 – Centro Histórico de São Paulo

Mais recentes