Liderança histórica do MST na Bahia e um dos coordenadores da Teia dos Povos no estado, Joelson Ferreira estará em São Paulo entre os dias 24 e 26 de setembro para uma série de atividades públicas. A agenda inclui uma palestra sobre o tema “Terra e Território: caminhos da revolução dos povos no Brasil”, que acontece no Anfiteatro Fernand Braudel da FFLCH, USP, no dia 24 de setembro; uma roda de conversa com ativistas e militantes sociais no Ateliê do Bixiga, no dia 25, com o tema “Construindo a aliança negra, indígena e popular”; e a exibição do documentário “2 de Julho: A Retomada”, na sede da ONG Intervozes, seguida de debate.
Mestre Joelson, como é conhecido, é o fio condutor do filme, que narra a jornada do líder camponês por diversas comunidades negras e indígenas da Bahia ao longo de 2023, ano que marcou o bicentenário das lutas no estado que consolidaram a independência do Brasil. O documentário é dirigido pela jornalista e documentarista Joana Moncau, e pelo antropólogo e professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Spensy Pimentel.
Sobre Joelson Ferreira
Uma das mais conhecidas lideranças sociais da Bahia, Joelson Ferreira participou, como dirigente do MST, de um intenso processo de luta pela terra no Sul do estado nas décadas de 1980 e 90. Em 2012, coordenou, com outros militantes populares, a criação da Teia dos Povos da Bahia, uma articulação de comunidades e territórios tradicionais, extrativistas, ribeirinhos, povos originários, quilombolas, sujeitos periféricos, sem-terra, sem-teto, pequenos agricultores e organizações políticas rurais e urbanas, que tem como objetivo formular caminhos de emancipação coletiva através de uma aliança preta, indígena e popular. Atualmente morador do assentamento Terra Vista – conquista das lutas pela terra do MST e que hoje é referência nacional em práticas agroecológicas e agroflorestais -, Mestre Joelson é também um intelectual popular que ganhou reconhecimento acadêmico nos últimos anos.
Em 2022, recebeu o título de Notório Saber da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), equivalente ao título de doutorado; e, atualmente, é professor visitante na Universidade Federal da Bahia (UFBA). É ainda autor dos livros “Por terra e território” e “As lutas existem pela nossa terra”.
Joelson Ferreira em São Paulo – setembro de 2024
Terça dia 24 às 19h
Conferência na FFLCH
“Terra e Território: caminhos da revolução dos povos no Brasil”
Local: Anfiteatro Fernand Braudel
Avenida Professor Lineu Prestes, 338 – Butantã – USP
Quarta dia 25 às 19h
Roda de conversa
Construindo a aliança negra, indígena e popular
Local: Ateliê do Bixiga
Rua Conselheiro Ramalho, 945 – Bixiga
Quinta dia 26 às 19h
Exibição do documentário “2 de julho: A Retomada”. de Joana Moncau, Joelson Ferreira e Spensy Pimentel, seguida de debate
Local: Intervozes
Rua Doutor Costa Júnior, 176 – Água Branca (metrô Barra Funda)
Realização:
Fundação Rosa Luxemburgo
FFLCH/USP
Comunidades e(m) Autonomia- pesquisa e ação
Ateliê do Bixiga
Intervozes