7 de novembro de 2025 | 16h às 18h30 | Centro de Pesquisa e Formação do SESC – São Paulo
Lançamento da publicação “Alemanha limpa, Sul explorado
31/10/2025
por

A Fundação Rosa Luxemburgo e a Editora Funilaria realizam, no dia 7 de novembro de 2025, o lançamento da edição brasileira da publicação “Alemanha limpa, Sul explorado: os custos da transição energética alemã para o mundo”, junto da nova coleção “Politizando o Clima: poder, territórios e resistências”, que aprofunda o debate sobre justiça climática, energia e desigualdade global. O evento acontece das 16h às 18h30, no Centro de Pesquisa e Formação do SESC, em São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista).

A publicação, originalmente editada pela Rosa-Luxemburg-Stiftung na Alemanha, investiga as contradições da política energética alemã e os impactos do seu modelo de transição sobre países do Sul Global. O estudo apresenta casos em México, Indonésia, Sérvia, Namíbia, Chile e Brasil, revelando como a busca europeia por neutralidade de carbono sustenta novas cadeias extrativas e dependências econômicas, descritas no prefácio como expressão do colonialismo verde — um padrão de relações desiguais e extrativistas entre Norte e Sul.

Ao examinar temas como mineração de cobre, níquel e lítio, além dos projetos de hidrogênio verde, a obra demonstra que a transição energética global tem reproduzido as mesmas lógicas de exploração de recursos e violação de direitos humanos que marcaram períodos anteriores de expansão capitalista. No Brasil, o livro dedica um capítulo ao avanço da política energética alemã e às suas implicações neocoloniais, analisando criticamente os acordos e investimentos no setor de hidrogênio.

Durante o mesmo evento, será lançada a coleção Politizando o Clima: poder, territórios e resistências, que reúne análises de pesquisadoras e pesquisadores sobre as dimensões territoriais, de classe, raça e gênero nos debates energéticos e climáticos contemporâneos.

Participantes do debate

  • Alexandra Montgomery – Diretora de Programas da Anistia Internacional Brasil
  • Anna Fünfgeld – Pesquisadora do Grupo de Excelência “Clima, Mudanças Climáticas e Sociedade” (CLICCS), Universidade de Hamburgo
  • Gabriel Strautman – Economista e mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ)
  • Fabrina Furtado – Professora do CPDA/UFRRJ
  • Mediação: Luís Brasilino, jornalista e editor do Le Monde Diplomatique Brasil

Serviço

Data: 7 de novembro de 2025
Horário: 16h às 18h30
Local: Centro de Pesquisa e Formação do SESC — Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista, São Paulo – SP
Publicação: Alemanha limpa, Sul explorado: os custos da transição energética alemã para o mundo
Também será lançado: Coleção Politizando o Clima: poder, territórios e resistências
Atividade gratuita
Realização: Fundação Rosa Luxemburgo e Editora Funilaria

Mais recentes