Com a crise dos projetos neodesenvolvimentistas, livro parte do resgate das tradições latino-americanas para discutir alternativas para a região
Uma roda de conversa na próxima segunda-feira (22/8), às 19h00, marcará o lançamento do livro Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. A obra, publicada pela Fundação Rosa Luxemburgo (FRL) em parceria com as editoras Elefante e Autonomia Literária, reúne treze ensaios que apresentam uma reflexão crítica sobre os impasses da América Latina nas últimas décadas. O foco principal dos textos é a opção política assumida por governos de diferentes matizes políticas que insistiram no aprofundamento do modelo primário-exportador. O tema ganha especial relevância com os sinais de esgotamento do ciclo de governos progressistas na região, que também trilharam o caminho do neodesenvolvimentismo ao ampliar a exportação de commodities para financiar o investimento social.
Os autores partem do resgate da tradição latino-americana – e do diálogo com os saberes de seus povos ancestrais invisibilizados pelo pensamento eurocêntrico – para assim desvendar novos horizontes para a região. Um aspecto central dessa abordagem é a proposição de um convívio ressignificado com a Natureza, a partir de uma relação pautada não mais pela instrumentalização, mas pela harmonia e pela autodeterminação.
O evento de lançamento contará com a presença das autoras Camila Moreno (socióloga), Dunia Mokrani (FRL La Paz) e Verena Glass (FRL São Paulo). Também participarão da roda de conversa como comentaristas o economista Guilherme Mello (Fundação Perseu Abramo), Karin Gabbert (FRL Quito) e a filósofa Isabel Loureiro (FRL São Paulo).
O debate será transmitido online pela TV FPA e pela Rádio Popular.
.
Serviço
Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento
Evento de lançamento gratuito e aberto
Data: 22/8/2016, segunda-feira
Horário: a partir das 19h00
Debatedores: Camila Moreno, Dunia Mokrani, Guilherme Mello, Karin Gabbert, Isabel Loureiro, Verena Glass
Mediação: Gerhard Dilger e Jorge Pereira Filho
Local: Auditório da Fundação Rosa Luxemburgo (FRL)
Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 36 – Pinheiros, São Paulo (SP)
Acessível para cadeirantes, com banheiro adaptado
Como chegar: A FRL fica a 16 minutos de caminhada da Estação Faria Lima de Metrô (linha amarela) e a 17 minutos do Terminal Pinheiros (linha amarela do Metrô, Linha 9-Esmeralda da CPTM). O endereço está em uma travessa da Avenida Pedroso de Moraes, onde passam ônibus provenientes de diferentes pontos da capital e região metropolitana. Consulte as linhas municipais e intermunicipais. Estamos ao lado do eixo cicloviário Berrini-Faria Lima-Pedroso de Moraes, e contamos com estrutura para visitantes prenderem a bicicleta.
Se você é estudante e deseja solicitar o certificado de presença, por favor, entre em contato escrevendo para debora@rosaluxspba.org ou pelo telefone (11) 3796-9901 até o dia 22/8, 14h.