Quando vier o silêncio : o problema mineral brasileiro

Trocate, Charles
Quando vier o silêncio : o problema mineral brasileiro /
Charles Trocarte e Tádzio Coelho. –1.ed. —São Paulo :
Fundação Rosa Luxemburgo, Expressão Popular, 2020.
146 p.—(Emergência).
Indexado em GeoDados – http://www.geodados.uem.br
ISBN 978-85-6830-217-0 – Fundação Rosa Luxemburgo
ISBN 978-85-7743-382-7 – Expressão Popular
1. Mineração – Brasil. I. Coelho, Tádzio. II. Título.
III. Série.

SOBRE A PUBLICAÇÃO

Por que as grandes mineradoras têm causado tantos problemas para a população brasileira? Essa é uma das questões em debate no livro “Quando vier o silêncio”, de Charles Trocate e Tádzio Peters Coelho.

A obra faz parte da Coleção Emergências, projeto desenvolvido pela Fundação Rosa Luxemburgo e pela Editora Expressão Popular. Essa é a quarta publicação da série. Os autores não descartam a importância da mineração para a humanidade, mas buscam compreender quais processos levaram a tragédias como o rompimento das barragens de Mariana e de Brumadinho.

O debate proposto no livro reflete sobre a construção de novas alternativas para a organização da mineração no Brasil. Eles propõem novas formas de pensar, construir e um programa popular na mineração.

Para tanto, Trocate e Peters analisam a especificidade da mineração brasileira inserida no mercado global de minerais, bem como seus efeitos e influências sobre as regiões de mineração. Com o objetivo de chegar a um público mais amplo, este livro serve como guia introdutório no debate sobre a mineração. Com isso, os autores evitaram o uso da linguagem acadêmica e os termos específicos do setor da mineração para possibilitar o acesso às informações necessárias para a tomada de decisão frente à atividade mineradora no Brasil.