Reflexões Periféricas

Reflexões Periféricas : propostas em movimento para a reinvenção das quebradas / organização Tiaraju Pablo D’Andrea ; ilustração Sheyla Melo. — São Paulo : Editora Dandara : Centro de Estudos Periféricos, 2021.
ISBN 978-65-88586-08-2
1. Ciências sociais 2. Periferias urbanas 3. Sociologia 4. Urbanismo I. D’Andrea, Tiaraju Pablo. II. Melo, Sheyla.D’ . II. Título

 

SOBRE A PUBLICAÇÃO

A pesquisa “Agenda Propositiva das Periferias” foi realizada pelo Centro de Estudos Periféricos com o fundamental apoio da Fundação Rosa Luxemburgo entre os anos de 2019 e 2020. O livro Reflexões Periféricas é o resultado da pesquisa e só foi possível de ser publicado graças aos esforços das duas instituições e da Dandara Editora, que viabilizou a edição.
Em tempos de neoliberalismo, autoritarismo e pandemia, cabe ressaltar o compromisso do Centro de Estudos Periféricos, da Fundação Rosa  Luxemburgo e da Dandara Editora em produzir conhecimento visando a transformação da sociedade.

As periferias estão em constante movimento, seja por influência dos tempos históricos, seja pela ação de suas moradoras e seus moradores. Aliás, periferias são opostas daquela frase desavisada que afirma: “lá não acontece nada…”. Quem é daqui está vendo, observando, sentindo, analisando… São mil situações ocorrendo ao mesmo tempo, camadas de mutações que se perpassam e se sobrepõem aos processos históricos. Periferias seguem em seus movimentos enquanto buscas por sobrevivências e soluções. Periferias seguem em seus movimentos representados por suas organizações: movimentos populares, movimentos sociais, movimentos culturais. Na mutação enquanto necessidade, periferias se inventam e se reinventam.

(Tiaraju Pablo D’Andrea, Docente da Unifesp, no Instituto das Cidades/Campus Zona Leste. Coordenador do Centro de Estudos Periféricos e da pesquisa “Agenda Propositiva das Periferias”. Morador da Zona Leste e Músico).