Rosa Luxemburgo e a reinvenção da política

PDF disponível a partir do dia 5 de março de 2021

Título: Rosa Luxemburgo e a reinvenção da política: uma leitura latino-americana
Autor: Hernán Ouviña
Título original: Rosa Luxemburgo y la reinvención de la política: una lectura desde América Latina
Tradução: Igor Ojeda
Revisão técnica e apresentação da edição brasileira: Isabel Loureiro
Prefácio: Silvia Federici
Orelha: Torge Loeding
Quarta capa: Isabel Loureiro e Silvia Federici
Coedição: Fundação Rosa Luxemburgo
Capa: Maikon Nery
Páginas: 184
Formato: 16 x 23
ISBN: 978-65-5717-044-1
Ano de lançamento: 2021

SOBRE A PUBLICAÇÃO

Publicado no mês de aniversário de 150 anos de Rosa Luxemburgo, este livro do cientista político argentino Hernán Ouviña oferece uma introdução à vida e à obra da pensadora, revelando o potencial do seu pensamento para o contexto político latino-americano. O autor destaca nos escritos de Rosa a abordagem de temas caros para a militância do século XXI, como ecossocialismo, antipatriarcalismo, anticolonialismo e internacionalismo, além da valorização das formas de vida comunitárias e não capitalistas.

Sem perder de vista as contribuições teóricas da autora, Hernán indica como a trajetória política de Rosa pode ajudar a recriar a luta emancipatória na contemporaneidade, a partir de uma compreensão da teoria marxista não como um sistema acabado a ser “aplicado”, mas como uma caixa de ferramentas e um estímulo para o pensamento crítico e a ação disruptiva.

Os capítulos deste livro buscam abrir uma janela por onde espreitar as diferentes inquietações e urgências que, para Rosa, remetem a problemas candentes e núcleos traumáticos que precisam ser discutidos, encarados e resolvidos de forma coletiva e sem receituário prévio para a construção do socialismo como um projeto civilizatório alternativo.

 

TRECHO

“Rosa navega na contracorrente e, apesar de tais adversidades, exercita uma militância criativa de qualquer ângulo que se observe. Assume sua condição subalterna para superá-la e fazer dessa possível limitação uma virtude autoafirmativa, trincheira onde se proteger e lutar a plenos pulmões, contra ventos e marés. Rompe cada um dos mandatos que a sociedade lhe pretende impor e pratica com extrema ousadia um ativismo febril e intransigente, sempre em favor dos/as mais fracos/as ou subjugados/as por esse sistema. E, para os inimigos, recomenda um método infalível que sempre dá bons resultados: “Polegares nos olhos e joelhos no peito!”.

SOBRE O AUTOR

Hernán Ouviña é graduado em ciência política e doutor em ciências sociais pela Universidade de Buenos Aires (UBA), professor da Faculdade de Ciências Sociais da UBA e pesquisador do Instituto de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos da mesma instituição. É autor e organizador de livros e materiais voltados para o pensamento crítico e a realidade latino-americana, entre eles Zapatismo para principiantes (2007); Gramsci y la educación: pedagogía de la praxis y políticas culturales en América Latina (2011) e Reinventar a los clásicos: las aventuras de René Zavaleta Mercado en los marxismos latinoamericanos (2018).