Livros sobre protagonismo de mulheres negras na política são lançados no Paraguai

Obras foram lançadas em Assunção com a participação de BASE-IS, SERPAJ-PY, CASAFEM e Memetic Media, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo
Início » ATIVIDADES »
Livros sobre protagonismo de mulheres negras na política são lançados no Paraguai
08/08/2024
por
Daniel Santini
Mabel Candia, Christiane Gomes, Ana Carolina Lourenço e Fabiana Pinto na apresentação em Assunção, Paraguai
Mabel Candia, Christiane Gomes, Ana Carolina Lourenço e Fabiana Pinto na apresentação em Assunção, Paraguai

Os livros La Radical Imaginación Política de las Mujeres Negras Brasileñas y de Lationamerica e Estamos Prontas foram apresentados na noite de quarta-feira, 7 de agosto no Centro Cultural Manzana de la Rivera, em Assunção, Paraguai. Organizado pela Fundação Rosa Luxemburgo, em parceria com BASE-IS, SERPAJ-PY, CASAFEM e Memetic Media, o evento Liderar com Imaginação contou com a apresentação teatral Re-Existir, organizada pelo elenco de CasaFem, e o lançamento das duas obras. O encontro foi transmitido ao vivo e pode ser assistido na íntegra no canal de BASE-IS no YouTube.

Participaram Christiane Gomes, coordenadora de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo, Ana Carolina Lourenço, organizadora do primeiro livro, e Fabiana Pinto, organizadora do segundo, com moderação realizada por Mabel Candia, de CasaFem. As participantes ressaltaram a importância de imaginar processos de mudança e participação política mesmo em contextos desafiadores, ressaltaram o protagonismo das mulheres negras na defesa da democracia no Brasil e defenderam que, mais do que apenas participação eleitoral, é preciso construir frentes políticas sólidas que se mantenham mesmo após as disputas.

O evento contou ainda com falas de abertura de Andreas Behn, da Fundação Rosa Luxemburgo, e Carol Thiede, de Memetic, representando todas as organizações envolvidas. A senadora Esperanza Martínez (Partido Participación Ciudadana/Frente Guasú) também esteve presente e ressaltou a importância da experiência apresentada e o papel das mulheres na construção de novas formas de fazer política baseadas em solidariedade e na defesa de direitos.