Assista ao vídeo:
Belém (PA) — A Fundação Rosa Luxemburgo realiza, nesta quinta-feira (13), às 10h30, a gravação do conversatório “Transição Energética, Territórios e Justiça Socioambiental” com Lucio Cuenca Berger, diretor do Observatorio Latinoamericano de Conflictos Ambientales (OLCA) e uma das principais referências latino-americanas na análise crítica dos impactos da mineração, da expansão energética e das chamadas “falsas soluções” climáticas. A atividade acontece na Sala Rosa (Prédio Mirante do Rio, sala 108/UFPA), durante a COP30, com entrevista e mediação de Elisangela Soldateli Paim, coordenadora do Programa Latino-Americano de Clima e Energia da Fundação Rosa Luxemburgo.
Cuenca, engenheiro e pesquisador chileno, contribui há décadas com estudos e denúncias sobre conflitos socioambientais envolvendo megaprojetos energéticos, uso da água, hidrogênio verde e pressões territoriais resultantes da corrida global por minerais críticos. Seu trabalho no OLCA e na rede OCMAL tornou-se referência internacional para compreender como a transição energética, quando guiada por interesses corporativos e por modelos de exportação, pode aprofundar desigualdades, aumentar conflitos e reproduzir dinâmicas coloniais sobre povos e comunidades.
A gravação discutirá os riscos da financeirização da natureza, o avanço de projetos de mineração no Chile e na América Latina, a disputa por água impulsionada pelo hidrogênio verde e o papel estratégico das comunidades na construção de alternativas que garantam soberania energética, proteção territorial e justiça climática.
Segundo a Fundação Rosa Luxemburgo, o objetivo é ampliar o debate sobre os impactos de um modelo de transição que não dialoga com os territórios:
“Trazer Lucio Cuenca à Sala Rosa é fundamental para aprofundar um debate que não pode ser dissociado de quem vive nos territórios. A transição energética não será justa se repetir lógicas coloniais, expulsões e a intensificação do extrativismo”, afirma Elisangela Soldateli Paim, mediadora da atividade.
A gravação é aberta a jornalistas, pesquisadores, movimentos sociais e participantes da COP30 interessados em compreender os desafios que atravessam o Sul Global no contexto da transição energética.
Serviço
Gravação do conversatório “Transição Energética, Territórios e Justiça Socioambiental”
13 de novembro
10h30
Sala Rosa — UFPA, Prédio Mirante do Rio, sala 108
Participação: Lucio Cuenca Berger
Mediação: Elisangela Soldateli Paim
Realização: Fundação Rosa Luxemburgo
Mude o sistema, não o clima.



