O painel será realizado dia 13/11, às 14h30, na Cúpula dos Povos e discute como a militarização alimenta a crise climática e bloqueia recursos urgentemente necessários para a justiça climática
Conversa “Militarização vs. Justiça”
12/11/2025
por

Belém (PA) — Em meio às discussões da COP30, a Cúpula dos Povos recebe, na quinta-feira, 13 de novembro, às 14h30, a mesa “10% para todos: da guerra à justiça climática”, no Edifício Mirante do Rio – sala 407, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

A atividade propõe um debate sobre os custos ambientais da guerra, a necessidade de redirecionar ao menos 10% dos gastos militares globais para políticas de transição energética justa e as estratégias para unificar as lutas por paz, desmilitarização e justiça climática.

A iniciativa faz parte da campanha internacional 10percentforall.org, que denuncia o papel dos complexos industriais militares na crise ambiental e propõe uma mudança de paradigma: menos investimento em destruição e mais recursos para reconstruir o planeta.

O encontro integra a programação da Cúpula dos Povos durante a COP30 — espaço autônomo de mobilização da sociedade civil — e reforça a necessidade de articular a pauta climática com a defesa dos direitos humanos, da soberania dos povos e da cultura de paz.

Mesa: “10% para todos: da guerra à justiça climática”
Data: 13 de novembro de 2025
Horário: 14h30
Local: Edifício Mirante do Rio – sala 407, Universidade Federal do Pará (UFPA), Rua Augusto Corrêa, 01 – Guamá, Belém (PA)
Evento: Cúpula dos Povos – COP30
🔗 Mais informações:10percentforall.org
Entrada: Gratuita
✨ Mude o sistema, não o clima.

Mais recentes