Remoções, militarização e protestos
Por Laura Burzywoda, Leonie Heine e Moritz Heinrich
A fotografia oferece acesso visual, instantâneos fugazes da realidade, mostra recortes e abre
perspectivas. Por isso, este livro de fotografias é concebido como um desafio à contemplação, ao
envolvimento com o retratado e, como consequência, como convite à discussão. Fotografias não devem transportar realidades, são impressões artísticas formadas da realidade e, nessa forma, adequadas exatamente para provocar a reflexão em quem as vê.
A Fundação Rosa Luxemburgo e o Goethe-Institut realizam em 8 de outubro, sábado, debate e apresentação sobre o Cidade em jogo – remoções, militarização e protestos, livro de fotos com registros de violações de direitos humanos no espaço urbano. O evento contará com Luiz Baltar*, um dos fotógrafos participantes, além de Laura Burzywoda, organizadora da publicação. O livro estará disponível no encontro.
A atividade faz parte do evento Portas Abertas, série de atividades promovidas pelo Goethe, em 8 de outubro, com início às 17h30 e término às 23h30. É também parte das atividades Brasil-Alemanha, semana organizada pelo Consulado da Alemanha em São Paulo
Apresentação de Cidade em Jogo
Evento gratuito e aberto
Data: 08/10/2016, sábado
Horário: 19h30
Local: Goethe-Institut São Paulo
Endereço: Rua Lisboa, 974, São Paulo (SP)* Luiz Baltar é designer gráfico e fotógrafo documentarista formado pela Escola de Fotógrafos Populares em 2012. Já em 2009, começa a fotografar o cotidiano e o processo de remoção em diversas comunidades do Rio de Janeiro no contexto da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Desde 2010, fotografa as invasões militares e o processo de implantação das Unidades de Polícia Pacificadora nas favelas e comunidades. Com suas fotos, Baltar denuncia as remoções forçadas e a violação dos direitos humanos
As imagens aqui reunidas mostram momentos impressionantes das disputas atuais por moradias, de repressão e participação no desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro – mostram a violência em muitas facetas. Ao mesmo tempo, as imagens são composições estéticas, forma e conteúdo separam-se, completam-se e aparentemente também se confrontam de forma direta. Exatamente esse afastamento dos níveis de percepção facilita o acesso emocional; assim, mal conseguimos nos esquivar e, contudo, desejamos afastar o olhar o tempo todo.
Contra esse fato também se posicionam as fotografias deste volume. Elas não trazem nenhuma dupla puramente contrária, nenhuma dicotomia irreconciliável – em vez disso, a cidade é considerada em sua plenitude. E ainda assim as fotos apontam para as antíteses e contrastes, em última instância para aspectos distintos da exploração urbana capitalista.
Mais importante ainda é apontar para o contexto global e compreender os conflitos como ponto de culminação das disputas fervilhantes dentro do espaço de vida urbano, que existe em todos os lugares do mundo – e com ele os conflitos por participação.
Nesse sentido, entendemos nosso livro de fotografias também como apelo para um debate sobre a lógica exploratória capitalista e todas as suas implicações. O congelamento em uma imagem, o possível momento inicial de irritação e o rompimento do padrão de visão cotidiano oferecem um maravilhoso ponto de partida para esse debate.
.
Um projeto do grupo OXIS com a Fundação Rosa Luxemburgo
Fotos de AF Rodrigues, Elisângela Leite, Kátia Carvalho, Luiz Baltar, Rosilene Miliotti e Thiago Diniz. Colaborou com texto Dante Gastaldoni.
www.oxis.blogsport.eu
oxis.bonn@gmail.com
Baixar em PDF: Cidade_em_Jogo