Documentário mostra impactos dos parques eólicos no Ceará

Confira o documentário "Essa energia é mesmo limpa? Pra quem?", elaborado pelo Instituto Terramar (CE) com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo
08/02/2023
por
FRL

O Instituto Terramar (CE) lançou, no mês de fevereiro, documentário “Energia limpa para quem?”. O vídeo está disponível na página de instagram e do Youtube do projeto De Mãos Dadas Criamos Correntezas. A atividade conta com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo.

CONFIRA O VÍDEO


Leia o texto de divulgação:

Ouvimos e vemos por todo canto notícia de que a energia eólica é uma das grandes promessas para o combate às mudanças climáticas no mundo. Mas a forma como esses parques eólicos são implementados necessariamente significa preservação dos ecossistemas, povos e seus modos de vida? A partir da experiência do Ceará, respondemos que NÃO. Mas essa preservação não seria também essencial para o equilíbrio planetário e climático? Depredar os territórios de quem preserva não resulta também em mudar o clima do planeta?

Ainda alertamos que a planificação das eólicas no mar, tão prometidas principalmente pro Nordeste brasileiro com 21 parques em licenciamento só no Ceará, pode vir a acabar com a pesca artesanal, porque além de serem empreendimentos que exigem espaços enormes dentro dos territórios para construção dos parques, estão sendo projetadas tão perto da praia que a chamada “zona de exclusão” de navegação impediria a circulação e atividades da pesca, além do risco de afastamento dos peixes, pássaros e tantas outras espécies marinhas.

Vamos nos informar e exigir que respeitem nosso mar, ecossistemas, os direitos coletivos, como a consulta livre, prévia e informada diante de projetos que visem a exploração dos territórios e de seus povos, como garante a convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, ratificada pela legislação Brasileira através do decreto 10.088/2009.