A luta antirracista contra os novos navios negreiros

Neste segundo debate, contaremos com a participação de Bia Campos (MPL), Vitória Murta, Eveline Duarte e Anana Oliveira (Agenda Pelo Desencarceramento) e Nego Bispo (Organização Quilombola). A mediação será de Paíque Santarém.
07/06/2021
por
Autonomia Literária

Durante a pandemia ficou ainda mais nítido como o racismo sustenta as estruturas exploradoras da sociedade brasileira. Enquanto a única saída apontada por especialistas para se proteger da COVID-19 era ficar em casa, sem garantias de trabalho ou auxílio digno do governo, pessoas negras, pobres das periferias seguiram fazendo a cidade andar, colocando suas vidas em risco para não morrer pela epidemia da fome. Assim, a população negra, e sobretudo os trabalhadores do transporte (motoristas, cobradores e entregadores), tornaram-se rapidamente os principais atingidos com casos graves e mortos na pandemia. Para debater essa questão, o ciclo de lives sobre luta antirrascista tem como gatilho disparador o lançamento do livro “Mobilidade Antirrascista”, organizado por Daniel Santini, Rafaela Albergaria e Paíque Duques Santarém, e publicado pela editora Autonomia Literária e fundação Rosa Luxemburgo. Neste segundo debate, contaremos com a participação de Bia Campos (MPL), Vitória Murta, Eveline Duarte e Anana Oliveira (Agenda Pelo Desencarceramento) e Nego Bispo (Organização Quilombola). A mediação será de Paíque Santarém.

Ciclo de Lives Mobilidade Antirrascista

Durante a pandemia ficou ainda mais nítido que o racismo sustenta as estruturas exploradoras da sociedade brasileira. Enquanto a única saída apontada por especialistas para se proteger da COVID-19 era ficar em casa, sem garantias de trabalho ou auxílio digno do governo, pessoas negras, pobres das periferias seguiram fazendo a cidade andar, colocando suas vidas em risco para não morrer pela epidemia da fome. Assim, a população negra, e sobretudo os trabalhadores do transporte (motoristas, cobradores e entregadores), tornaram-se rapidamente os principais atingidos com casos graves e mortos na pandemia. Para debater essa questão, o ciclo de lives sobre luta antirrascista tem como gatilho disparador o lançamento do livro “Mobilidade Antirrascista”, organizado por Daniel Santini, Rafaela Albergaria e Paíque Duques Santarém, e publicado pela editora Autonomia Literária e fundação Rosa Luxemburgo.

O livro debate um dos aspectos mais importantes e menos discutidos do racismo: a espacialidade. E conta com textos de Silvio Luiz de Almeida, Talíria Petrone, BNegão, Nego Bispo, Lucas Koka e outros pensadores negros.

O ciclo contará com debates sobre feminismo antirrascista, o valor da mobilidade, desencarceramento e segregação e extermínio racial.