Na próxima quinta-feira, dia 25 de março, acontece o debate Direito à mobilidade contra o racismo, parte do webseminario internacional Direito à Mobilidade, uma iniciativa dos escritórios da Fundação Rosa Luxemburgo em Bruxelas, Nova Iorque e São Paulo. Na ocasião, será lançado o livro Mobilidade Antirracista, coletânea de textos organizada em uma coedição da Fundação Rosa Luxemburgo e da editora Autonomia Literária. O evento acontece às 15h e será transmitido pelas redes sociais dos três escritórios.
Participam Paíque Duques Santarém, integrante do Movimento Passe Livre e um dos organizadores do livro, além de Anna Nygård, ativista e uma das fundadoras da Planka.nu, organização sueca que promove o transporte público gratuito, Debipriya Chatterjee, da Community Service Society de Nova Iorque, EUA, e Marion Jones, da organização Transportation Alternatives, também de Nova Iorque, dos Estados Unidos. A mediação será realizada por Katarine Flor, coordenadora de comunicação na Fundação Rosa Luxemburgo – Brasil e Paraguai. Anna Nygård e Katarine Flor também contribuíram com artigos para o livro.
O evento é o segundo da série de webseminários. O primeiro debate, sobre mulheres na cidade e mobilidade, aconteceu em 25 de fevereiro O vídeo deste primeiro encontro está em inglês, mas é possível selecionar a opção de legendas com tradução para o português. O terceiro e último encontro da série será sobre caminhos para o passe livre e acontece em 22 de abril, com transmissão em inglês e alemão. Mais informações e inscrições em alemão no site da Fundação Rosa Luxemburgo Bruxelas.
DIREITO À MOBILIDADE CONTRA O RACISMO
Webseminario Internacional Direito à Mobilidade
- 25 de março de 2021
- Horário 15:00 – fuso horário de São Paulo (2 p.m. NYC / 7 p.m. CET in Berlin, Brussels, Copenhagen)
- Transmissão em português e inglês:
- YouTube da Fundação Rosa Luxemburgo – Brasil e Paraguai (transmissão em português)
- YouTube da Fundação Rosa Luxemburgo – Bruxelas (transmissão em inglês)
- YouTube da Fundação Rosa Luxemburgo – NYC (transmissão em inglês)
PARTICIPANTES
- Anna Nygård (Planka.nu – Suécia)
- Debipriya Chatterjee (Community Service Society de Nova Iorque, EUA)
- Marion Jones (Transportation Alternatives de Nova Iorque, EUA)
- Paíque Duques Santarém (MPL – Brasil)
MEDIAÇÃO
- Katarine Flor (FRL Brasil e Paraguai).
Organização: Fundação Rosa Luxemburgo
Bruxelas – Nova Iorque – São Paulo
MAIS SOBRE OS PARTICIPANTES
Paíque Duques Santarém – militante do Movimento Passe Livre, Mestre em Antropologia (PPGAS/UNB) e doutorando em Arquitetura e Urbanismo (PPGFAU/UnB). Tem militância em várias áreas, especialmente no Movimento Negro, pelo Direito à Cidade, Mobilidade Urbana e Culturas Populares/Tradicionais. Luta e mandinga pela construção do Poder Popular.
Marian Jones – integrante da organização sem fins lucrativos Transportation Alternatives, sediada em Nova York. A maior parte de sua atuação envolve trazer melhorias para bicicletas, pedestres e transporte público para o Bronx. Ela também é editora da nova revista socialista-feminista Lux.
Anna Nygård – ativista e uma das fundadoras da Planka.nu, uma organização que promove o transporte público gratuito. Atualmente, ela trabalha como editora de um jornal local que cobre a área de Järva, nos subúrbios de Estocolmo, e como secretária do Centro Sueco de Estudos Marxistas.
Debipriya Chatterjee – Analista de Política Sênior para Desigualdade de Renda na Community Service Society de Nova York. Ela trabalha com questões relacionadas ao emprego, pobreza, desigualdade e mobilidade econômica. Ela tem um Ph.D. em Economia pela Brown University.
Katarine Flor – Coordenadora de comunicação na Fundação Rosa Luxemburgo – Brasil e Paraguai. Jornalista, especialista em Comunicação Organizacional e Integrada (ESPM). Graduanda em Letras – Português e Literaturas (UFF).