Migração e Racismo em Tempos de Pandemia – 1º encontro
A questão da migração acende debates políticos acalorados em todo o mundo. Os mitos e imagens que surgiram em torno dela fazem esse fenômeno parecer ameaçador e tornam os migrantes invisíveis.
A questão da migração acende debates políticos acalorados em todo o mundo. Os mitos e imagens que surgiram em torno dela fazem esse fenômeno parecer ameaçador e tornam os migrantes invisíveis.
A migração é uma ameaça, no entanto, para os próprios migrantes - especialmente para refugiados e pessoas sem documentos.
O racismo cotidiano e a xenofobia institucional e política tornam as viagens mais difíceis, ameaçando a participação ou mesmo as vidas dessas pessoas nos países de destino - e, portanto, seu direito humano à migração.
O risco e o racismo se tornam ainda maiores em tempos de pandemia. Para refletir sobre estas questões, a Fundação Rosa Luxemburgo inicia uma série de conversas virtuais com integrantes de organizações que discutem este assunto com profundidade.
Para saber um pouco mais do desafio dessas ações de solidariedade, o coordenador de projetos da FRL Jorge Pereira Filho vai conversar com integrantes de movimentos sociais e organizações que atuam em diversas periferias do país.
Kazembe Balagun, coordenador de projetos da Rosa Luxemburg Stiftung - New York Office, e Bianca Santana, jornalista e escritora brasileira, vão conversar sobre as manifestações antirracistas nos Estados Unidos e no Brasil e como a população negra está sendo afetada pelo Covid-19.
Como garantir direitos e melhores condições de trabalho para os entregadores? Esse é o tema do debate online Precarização e Direitos Trabalhistas.
Mais uma eleição está por vir e a Fundação Rosa Luxemburgo, com o apoio do Ocupa Politica, Mahín, Mulheres Negras Decidem e Coalizão Negra por Direitos, no contexto do Julho das Pretas, contribui neste debate e reflexão sobre a importância de ocupação da institucionalidade, a partir de uma perspectiva antirracista, feminista popular e periférica e de defesa de direitos.
Uma conversa online sobre Feminismo Negro na América Latina com a professora associada de Estudos Feministas na UC Santa Cruz, na Califórnia, Gina Dent e a educadora e diretora do Instituto Marielle Franco, Anielle Franco.
Outras Palavras abre um ciclo de diálogos, ONLINE e GRATUITO, sobre a Crise do Trabalho, Regressão Produtiva e Alternativas no Brasil. A série terá nove sessões, que se estenderão por todo o mês – sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.
A Fundação Rosa Luxemburgo, em parceria com a editora Autonomia Literária, promove em 23 de setembro, às 18h, um debate virtual para o lançamento do livro Tarifa Zero: a cidade sem catracas.
Evgeny Morozov e Francesca Bria são dois nomes essenciais nos círculos e movimentos que refletem sobre as interações entre tecnologia e sociedade sob uma perspectiva crítica