Comunidades discutem os impactos de projetos de energia eólica no Brasil e no Chile

O Instituto Terramar começou no dia 25 de janeiro, um intercâmbio com o território El Ciruelo Sur (Chile) sobre o tema da Energia Eólica, especialmente referente aos impactos sociais e ambientais nos territórios onde se instalam os parques eólicos.
27/01/2023
por
Instituto Terramar
Integrantes do Instituto Terramar do território El Ciruelo Sur (Chile) discutem o tema da Energia Eólica
Integrantes do Instituto Terramar do território El Ciruelo Sur (Chile) discutem o tema da Energia Eólica – Fonte: Terramar

O Instituto Terramar participou, no dia 25 de janeiro, de um intercâmbio com o território El Ciruelo Sur (Chile) sobre o tema da Energia Eólica, especialmente referente aos impactos sociais e ambientais nos territórios onde se instalam os parques eólicos. A ação é uma articulação com a Fundação Rosa Luxemburgo e o Observatório Latino Americano de Conflictos Ambientales (OLCA).

No centro do debate, os conflitos ambientais entre comunidades e empresas, o descumprimento da legislação ambiental, a negligência e envolvimento dos poderes públicos em inúmeras violações de direitos. Como no Brasil, no Chile os empreendimentos eólicos atravessam a democracia negando a participação popular, as garantias de direitos e as políticas de conservação ambiental.

Segundo a chilena Vilma Melado, que vem da região El Ciruelo Sur, os parques estão sendo implementado em áreas rurais e agrícolas, desde 2013, causando prejuízos aos lençóis freáticos e assim inviabilizado o acesso das comunidades à água; poluição sonora que provoca efeito depressivo nas pessoas e nos animais; e o efeito chamado “sombra” causado pela movimentação das hélices.

Além disso, a situação se torna mais difícil de ser enfrentada, pois há um consenso entre políticos e autoridades públicas que naturalizam a formação de zonas de sacrifícios para geração de energia elétrica, que em muitos casos, as comunidades sequer têm acesso.