O legado revolucionário de Rosa Luxemburgo

A transmissão será realizada nos canais do Youtube e nas página de Facebook da fundação e da revista às 12h.
03/03/2021
por
FRL

No marco do aniversário de 150 anos de Rosa Luxemburgo, em parceria com a revista Jacobin, a FRL vai transmitir um podcast que marca o lançamento de duas importantes obras relacionadas a Rosa Luxemburgo. A conversa contará com a presença do cientista político argentino Hernán Ouviña, da professora Isabel Loureiro, uma das principais estudiosas do pensamento luxemburguista, com mediação de Aline Klein, da revista Jacobin. A transmissão será realizada nos canais do Youtube e nas página de Facebook da fundação e da revista às 12h.

SOBRE AS PUBLICAÇÕES

A primeira obra, lançada exclusivamente pela Fundação, é o livro Sobre a Constituinte e o governo provisório, um texto inédito em português, até hoje veiculado apenas em polonês. Quando escreveu esta obra, em 1906, Rosa estava presa, em Varsóvia, e registrava então quais seriam os desafios do movimento revolucionário ao tomar o poder naquele período efervescente das lutas sociais no início do século XX. Trata-se de uma contribuição pouco discutida ao debate do período de transição, em que Rosa apresenta as principais tarefas do governo provisório. A segunda publicação lançada em 5 de março, esta em parceria com a Boitempo Editorial, é Rosa Luxemburgo e a reinvenção da política: uma leitura latino-americana, escrita pelo cientista político argentino Hernán Ouviña. Ao longo do livro, o autor procura discorrer sobre os vínculos entre o pensamento e a vida de Rosa com a diversa trajetória das lutas populares na América Latina, propondo um diálogo estimulante entre alguns conceitos-chave de Rosa com a tradição anticolonial e rebelde latino-americana. Ambas as publicações estarão disponíveis no site da Fundação Rosa Luxemburgo para download gratuito a partir do dia 5 de março.

SOBRE OS PARTICIPANTES

  • Isabel Loureiro – Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1992). Professora aposentada do Departamento de Filosofia da UNESP. Ex-presidente (2003-2011) e atual colaboradora da Fundação Rosa Luxemburgo. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Rosa Luxemburgo, social-democracia alemã, Revolução Alemã.
  • Hernán Ouviña – Professor da Carreira em Ciência Política da Universidade de Buenos Aires e da Carreira de Sociologia da Universidade Nacional de Mar del Plata. Pesquisadora do Instituto de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos (UBA) e do Centro Cultural de Cooperação. É autor de inúmeros artigos sobre as formas de construção autônoma e os problemas do Estado, bem como do livro Zapatismo para iniciantes. Atualmente se dedica ao estudo da obra de Antonio Gramsci e Lelio Basso, tendo como eixo comum a noção de política prefigurativa.

FACEBOOK

YOUTUBE