Evento internacional reúne experiências sobre cartografias, ativismos e remoções

13/06/2022
por

Nos dias 21 e 22 de junho de 2022, acontece o encontro internacional “Cartografias, ativismos e remoções: experiências pelo mundo”‘. O evento será aberto e inteiramente online pela plataforma Zoom, com tradução simultânea de português espanhol e inglês. Para participar, é preciso realizar inscrição prévia no site do LabCidade. A atividade é uma realização do Observatório de Remoções com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, do Instituto Pólis e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo.

arte de divulgação de Pedro Lima 

O encontro pretende aprofundar e debater metodologias de mapeamento de despejos e remoções, de articulações e incidências contra processos de despossessão ligados à moradia com grupos envolvidos nessas cartografias em diferentes lugares do mundo e com diferentes abordagens. A atividade é parte da comemoração dos 10 anos do Observatório de Remoções. Um primeiro encontro, este presencial, aconteceu no sábado, 14 de maio, quando movimentos de moradia celebraram, discutiram perspectivas e compartilharam experiências na Casa do Povo.

No dia 21, a programação começa com a mesa de abertura: “Despossessões e resistências territoriais na América Latina: desafios contemporâneos”, com participação de Gizele Martins (RJ, Brasil), Marcella Araújo (RJ, Brasil), Natalia Mendoza (México), Raquel Rolnik (SP, Brasil) e Verónica Gago (Argentina). No dia 22, acontece a Oficina “Cartografias e despossessões: desafios”, espaço para troca de experiências entre coletivos e grupos que adotam estratégias cartográficas em processos de disputa que envolvem diferentes formas de violência e despossessões socioterritoriais, dentre elas ameaças de remoção e perda da moradia.

Acesse o site do site do LabCidade para mais informações em português, espanhol e inglês; confira e compartilhe as peças de divulgação nas três línguas abaixo.