Curso online gratuito sobre guerras híbridas na América Latina começa dia 7 - Fundação Rosa Luxemburgo
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Curso online gratuito sobre guerras híbridas na América Latina começa dia 7

7/07 quarta-feira 7:30 pm

Com início na próxima quarta-feira (7), às 19h30, o curso online gratuito Ninguém regula a América – guerras híbridas e intervenções estadunidenses na América Latina terá duração de três semanas, com outros dois encontros em 14 e 21 de julho, e será baseado em livro homônimo, parte da Coleção Emergências, publicado este mês pela Editora Expressão Popular em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo.

As vagas são limitadas e os inscritos irão receber em casa o livro físico e certificado de participação.

O curso contará com a presença dos autores do livro: Miguel Stédile, historiador, doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro da coordenação do Instituto de Educação Josué de Castro e integrante do Front – Instituto de Estudos Contemporâneos; e Ana Penido, cientista social e doutora em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (Unesp – Unicamp – PUC-SP), pesquisadora do Instituto Tricontinental e do Grupo de Estudos em Defesa e Segurança Internacional (Gedes).

Além disso, as aulas terão as participações especiais de João Carvalho, autor podcaster e co-criador dos podcasts Decrépitos e Revolushow e Monica Bruckmann, professora do Departamento de Ciência Política da UFRJ e diretora de pesquisa da Cátedra e Rede da Unesco/Universidade das Nações Unidas sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável.

Os debates serão transmitidos pelas redes sociais da Expressão Popular, da Fundação Rosa Luxemburgo, do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), da Tutameia TV e do Brasil de Fato.

O livro Ninguém regula a América – guerras híbridas e intervenções estadunidenses na América Latina traz – por meio da análise das diversas formas de intervenção dos Estados Unidos na América Latina, desde as diretas até as mais recentes guerras híbridas – questões prementes para nossa região, inclusive os últimos golpes no continente, e particularmente, no Brasil.

A formação é o módulo II do Curso Emergências, organizado pela Editora Expressão Popular e Fundação Rosa Luxemburgo a partir dos livros da Coleção Emergências, publicados também pela editora em parceria com a Fundação. O módulo anterior, realizado em junho, foi sobre o avanço da destruição da região amazônica, o impacto da pilhagem na Amazônia e alternativas para os povos amazônicos. A proposta é que o curso tenha 6 módulos, 1 por mês, em que cada um terá como tema uma das obras da Série. Cada módulo terá 3 aulas que ocorrerão semanalmente ao longo do mês.

capa do livro ninguém regula a américa

Ninguém regula a América

Quando o século XX estava terminando, apenas 20 anos atrás, tudo indicava que os próximos anos seriam de supremacia política, econômica, cultural e militar dos EUA.

Coleção Emergências

A Coleção Emergências teve início em 2019 e tem a proposta de discutir questões cruciais para o Brasil a partir de perspectivas pouco divulgadas nos meios de comunicação comerciais. Cada obra não pretende ser a última palavra sobre o tema, mas o ponto de partida para estimular debates e novas leituras.

Serviço

Curso:  Ninguém regula a América

Datas: 7, 14 de 21 de julho

Horário: 19h30

Custo: Gratuito

Onde: Transmissão pelas redes sociais da Expressão Popular, da Fundação Rosa Luxemburgo, do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Tutameia TV e do Brasil de Fato.

As vagas são limitadas e os inscritos irão receber em casa o livro físico e certificado de participação.

Serviço

Data:
7/07 quarta-feira
Hora:
7:30 pm
Categoria de Evento:

Local

Canais de Youtube da Fundação Rosa Luxemburgo e Expressão Popular
WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux