Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Direito à mobilidade contra racismo

25/03/2021 15:00 - 17:00

Na próxima quinta-feira, dia 25 de março, acontece o debate Direito à mobilidade contra o racismo, parte do webseminario internacional Direito à Mobilidade, uma iniciativa dos escritórios da Fundação Rosa Luxemburgo em Bruxelas, Nova Iorque e São Paulo. Na ocasião, será lançado o livro Mobilidade Antirracista, coletânea de textos organizada em uma coedição da Fundação Rosa Luxemburgo e da editora Autonomia Literária. O evento acontece às 15h e será transmitido pelas redes sociais dos três escritórios.

Participam Paíque Duques Santarém, integrante do Movimento Passe Livre e um dos organizadores do livro, além de Anna Nygård, ativista e uma das fundadoras da Planka.nu, organização sueca que promove o transporte público gratuito, Debipriya Chatterjee, da Community Service Society de Nova Iorque, EUA, e Marion Jones, da organização Transportation Alternatives, também de Nova Iorque, dos Estados Unidos. A mediação será realizada por Katarine Flor, coordenadora de comunicação na Fundação Rosa Luxemburgo – Brasil e Paraguai. Anna Nygård e Katarine Flor também contribuíram com artigos para o livro.

O evento é o segundo da série de webseminários. O primeiro debate, sobre mulheres na cidade e mobilidade, aconteceu em 25 de fevereiro O vídeo deste primeiro encontro está em inglês, mas é possível selecionar a opção de legendas com tradução para o português. O terceiro e último encontro da série será sobre caminhos para o passe livre e acontece em 22 de abril, com transmissão em inglês e alemão.  Mais informações e inscrições em alemão no site da Fundação Rosa Luxemburgo Bruxelas.

 


DIREITO À MOBILIDADE CONTRA O RACISMO

Webseminario Internacional Direito à Mobilidade

PARTICIPANTES
  • Anna Nygård (Planka.nu – Suécia)
  • Debipriya Chatterjee (Community Service Society de Nova Iorque, EUA)
  • Marion Jones (Transportation Alternatives de Nova Iorque, EUA)
  • Paíque Duques Santarém (MPL – Brasil)
MEDIAÇÃO
  • Katarine Flor (FRL Brasil e Paraguai).

Organização: Fundação Rosa Luxemburgo

BruxelasNova Iorque São Paulo


MAIS SOBRE OS PARTICIPANTES

Paíque Duques Santarém – militante do Movimento Passe Livre, Mestre em Antropologia (PPGAS/UNB) e doutorando em Arquitetura e Urbanismo (PPGFAU/UnB). Tem militância em várias áreas, especialmente no Movimento Negro, pelo Direito à Cidade, Mobilidade Urbana e Culturas Populares/Tradicionais. Luta e mandinga pela construção do Poder Popular.


Marian Jones – integrante da organização sem fins lucrativos Transportation Alternatives, sediada em Nova York. A maior parte de sua atuação envolve trazer melhorias para bicicletas, pedestres e transporte público para o Bronx. Ela também é editora da nova revista socialista-feminista Lux.


Anna Nygård – ativista e uma das fundadoras da Planka.nu, uma organização que promove o transporte público gratuito. Atualmente, ela trabalha como editora de um jornal local que cobre a área de Järva, nos subúrbios de Estocolmo, e como secretária do Centro Sueco de Estudos Marxistas.


Debipriya Chatterjee – Analista de Política Sênior para Desigualdade de Renda na Community Service Society de Nova York. Ela trabalha com questões relacionadas ao emprego, pobreza, desigualdade e mobilidade econômica. Ela tem um Ph.D. em Economia pela Brown University.


Katarine Flor – Coordenadora de comunicação na Fundação Rosa Luxemburgo – Brasil e Paraguai. Jornalista, especialista em Comunicação Organizacional e Integrada (ESPM). Graduanda em Letras – Português e Literaturas (UFF).

 


 

Detalhes

Data:
25/03/2021
Hora:
15:00 - 17:00
Categoria de Evento:

Local

Canal do YouTube e Página do Facebook da FRL
Ver site do Local