Representantes de movimentos sociais falam sobre ações de solidariedade em periferias do país

28/05/2020
por
FRL

A live Periferias contra a Pandemia é promovida pela Fundação Rosa Luxemburgo e será realizada no dia 4 de junho, às 14h

O avanço da pandemia no Brasil tem mostrado que, além da idade avançada, a desigualdade social e racial é um fator decisivo para as vítimas da Covid-19.
Trazido ao país pela camada da população mais rica, o vírus hoje se alastra pelas periferias das grandes cidades e pelas zonas mais empobrecidas aumentando sua letalidade.
Em São Paulo, por exemplo, epicentro da pandemia, os bairros periféricos concentram o número de vítimas e a chance de um negro morrer com o coronavírus é 62% maior.
A incapacidade do poder público em formular e executar políticas adequadas para a maioria da população brasileira levou uma série de organizações sociais e movimentos populares a se mobilizar, com essas comunidades, para fortalecer redes de apoio e garantir condições básicas de vida – além dos cuidados necessários para se proteger da Covid-19.
Para saber um pouco mais do desafio dessas ações de solidariedade, o coordenador de projetos da FRL Jorge Pereira Filho vai conversar com integrantes de movimentos sociais e organizações que atuam em diversas periferias do país.
O bate-papo Periferias contra a pandemia será realizado no dia 4 de junho, às 14h, no Facebook e no youtube da Fundação Rosa Luxemburgo – Brasil e Paraguai.

Participantes:
📌Keli Mafort – direção nacional do MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
📌Jussara Basso – coordenação do MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto
📌Anielle Franco – do Instituto Marielle Franco
📌Tiaraju D’andrea – pesquisador do Centro de Estudos Periféricos – CEP
📌Débora Dias – coordenadora da UNEafro Brasil
📌Rita de Cássia – representante do MSTB – Movimento Sem Teto da Bahia

Mediação:
📌Jorge Pereira – coordenador de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo – Brasil e Paraguai

 

Live: Periferia contra a Pandemia
Dia: 04/06/2020
Hora: 14h
Local:  FacebookYoutube da FRL.

 

 Confira o vídeo do debate