Formação Agroambiental em territórios da reforma agrária

Entre as atividades do projeto está um micurso, que, hoje, compartilhamos aqui! O projeto integra o Programa Clima da Fundação Rosa Luxemburgo.
05/04/2021
por
CRAPP
Formação Agroambiental
Joyce Fonseca Trabalhador Sem Terra do Quilombo Campo Grande.

Entre as atividades do projeto “Formação agroambiental em territórios da reforma agrária no Estado de São Paulo” está um micurso, que, hoje, compartilhamos aqui! Ao longo das três aulas, os professores falam sobre:

  1. Destruição Ambiental;
  2. Regularização fundiária e saque dos bens naturais;
  3. Soberania alimentar e Plano Emergencial da Reforma Agrária;

O conteúdo foi produzido pela Escola Rosa Luxemburgo; pelo Centro de Formação Dom Hélder Câmara; e pelo Centro de Referência em Agroecologia do Pontal do Paranapanema.

O projeto integra o Programa Clima da Fundação Rosa Luxemburgo. As aulas fazem parte das atividades de capacitação teórica e prática no âmbito das energias renováveis, da agricultura agroecológica e orgânica e dos sistemas agroflorestais, como hortas medicinais e domésticas.


Aula 1 – Formação Agroambiental – Destruição Ambiental

Esta primeira aula do projeto é ministrada pelo Dr. João Pompeu. Ele apresenta o debate sobre a destruição ambiental, além de assuntos como:

a) desmatamento, queimadas e expansão da fronteira agrícola e de mineração para produção de commodities;

b) conflitos com comunidades e territórios. O material bibliográfico está disponível em: https://drive.google.com/file/d/19reh…


Aula 2 – Formação Agroambiental – Regularização fundiária e saque dos bens naturais

Esta segunda aula do projeto é ministrada pela doutoranda Selma Santos. Ela apresenta o debate a respeito da regularização fundiária e saque dos bens naturais, entre os principais temas estão:

a) grilagem de terras, regularização fundiária e aparato jurídico – institucional;

b) saque dos bens naturais pelas empresas do agronegócio e da mineração. O material bibliográfico disponível em: https://drive.google.com/file/d/1fMyo…


Aula 3 – Formação Agroambiental – Soberania alimentar e Plano Emergencial da Reforma Agrária

Esta terceira aula do projeto é ministrada pela Dra. Ana Terra Reis. Ela fala sobre a importância de se debater a soberania alimentar e o Plano Emergencial da Reforma Agrária. A partir desse pontos ela reflete sobre:

a) acesso à terra e trabalho;

b) produção de alimentos saudáveis e solidariedade com periferias urbanas; c) defesa ambiental e campanha Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis;

d) direitos sociais nos territórios – moradia, saúde, educação e Campanha de Enfrentamento à Violência Doméstica. O material bibliográfico disponível em: https://drive.google.com/file/d/14Tti…

As atividades do projeto é uma parceria entre o Instituto Técnico de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia Laudenor de Souza, e a Fundação Rosa Luxemburgo (FRL).

Conheça a biblioteca da FRL

Lá, você encontra livros para download gratuito sobre temas como: política, democracia, ideologias políticas, desenvolvimento da economia, direitos humanos, movimentos sociais (de lutas pela terra, de mulheres, estudantes, povos indígenas), preservação da natureza, conceitos do Bem Viver.