Sequência de eventos em SP e entrevistas marca lançamento do livro Sem Catraca: da utopia à realidade da Tarifa Zero. Programação segue com apresentações em Florianópolis, Salvador e Belo Horizonte
Livro apresenta realidade da Tarifa Zero no Brasil
21/10/2024
por
por FRL

Daniel Santini, autor do livro, conversa com o ex-secretário de Transportes Lucio Gregori e a presidenta da União Brasileira de Ciclistas Jô Pereira, na apresentação do livro. Foto: Paula Aftimus

O livro Sem Catraca: da utopia à realidade da Tarifa Zero foi lançado em uma série de quatro eventos em setembro e outubro em São Paulo. A publicação é uma coedição da Fundação Rosa Luxemburgo e da editora Autonomia Literária, e apresenta um retrato atualizado da consolidação de políticas públicas de Tarifa Zero no transporte público coletivo no Brasil. O livro foi escrito pelo pesquisador Daniel Santini, que atua como coordenador na Fundação Rosa Luxemburgo. É uma continuação do seu primeiro livro Passe Livre: as possibilidades da Tarifa Zero contra a distopia da Uberização, publicado em 2019. A publicação lista as 116 cidades que adotaram Tarifa Zero de maneira universal até o momento, conjunto que coloca o Brasil como país com mais casos identificados no mundo.

O primeiro lançamento aconteceu em 28 de setembro, no Ateliê do Bixiga, na região central de São Paulo, e pode ser assistido na íntegra. O evento contou com apresentação por parte do autor e comentários do ex-secretário municipal de Transportes Lucio Gregori e da presidenta da União Brasileira de Ciclistas Jô Pereira, além de abertura de Marcos Morcego (Caverna do Morcego), Clareana Cunha (campanha Busão 0800) e Annie Oviedo (Tarifa Zero BH).

Em seguida, mais três lançamentos foram realizados: na Ria Livraria, em 11 de outubro; no Galpão ZL, em 16 de outubro; e na Livraria da Vila, em 18 de outubro. Em todos os eventos, o autor dialogou diretamente com o público sobre a publicação e políticas relacionadas. No Galpão ZL, em São Miguel Paulista, o lançamento foi organizado pelo Quatro Preto e contou com apresentação também do livro Economia Solidária Digital, de Lucas Milanez e Emanuele Rubin, com participação do primeiro. A conversa foi moderada por Rogério Rai, do Quadro Preto, e teve comentários de Ricardo Neres Machado, diretor da Ciclocidade. Na ocasião, exemplares dos dois livros foram distribuídos sem custos*.

Lançamento conjunto no Galpão ZL, em São Miguel Paulista. Foto: Quadro Negro

Além dos eventos, o autor participou de uma série de entrevistas e o livro foi mencionado em diferentes meios de comunicação nas últimas semanas, entre os quais (em ordem de data de publicação):

Revista Piauí – Edição 216, setembro de 2024 – Bolsa Família sobre Rodas – por Roberto Andrés (texto);
Jornal da Cultura – 07/09/2024 – São Caetano adotou Tarifa Zero em 2023 – comentário de Leonardo Sakamoto (vídeo);
Mobilize Brasil – 17/09/2024 – Novo livro aborda a tarifa zero como solução para crise nos transportes (texto);
Outras Palavras – 23/09/2024 – Sangue e lucros no Capitalismo de Plataformas – artigo de Daniel Santini (texto);
BBC News Brasil – 25/09/2024 – Por que cidades com tarifa zero triplicaram e proposta avança entre candidatos da direita – por Thais Carrança (texto);
OcorreCast – 03/10/2024 – Terminal das Soluções, Especial 723 Circular – parceria do OcorreDiario, Redação Nordeste e Marco Zero Conteúdo (podcast);
Caverna do Morcego – 04/10/2024 – A utopia e a realidade da Tarifa Zero – entrevista com Marcos Morcego (podcast);
Ilustríssima – 5/10/2024 – Direita hoje vê tarifa zero como solução para colapso do transporte, diz Daniel Santini – por Eduardo Sombini (texto /podcast);
Folha de S.Paulo – 11/10/2024 – Prefeituras que implementaram tarifa zero tiveram taxa de reeleição de 89% – por Diego Alejandro (texto).

O livro faz parte da coleção Cidade Livre e de uma série de iniciativas e publicações promovidas pela Fundação Rosa Luxemburgo a partir da premissa de que mobilidade, mais do que uma mercadoria, é um direito. Daniel Santini pesquisa políticas públicas de Tarifa Zero em um doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Seu mestrado baseou-se em um estudo de caso sobre a experiência de Mariana (MG).

Ainda em 2024, para os meses de novembro e dezembro, estão previstos lançamentos em Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG). Em 2025, a obra deve ser apresentada junto a atividades relacionadas em mais cidades. Mais informações sobre a programação em breve.


* A  Fundação Rosa Luxemburgo disponibiliza gratuitamente exemplares (sujeito à disponibilidade em estoque) para sindicatos, associações de ciclistas e pedestres, coletivos que lutam por mobilidade justa, gestores e gestoras que trabalham no desenvolvimento de políticas de transporte livre, pesquisadores e pesquisadoras e bibliotecas de acesso público. Entre em contato para saber como retirar o seu. Para uso privado, é possível adquirir diretamente com a Autonomia Literária.


Confira abaixo imagens de cada um dos lançamentos:

Primeiro lançamento – Ateliê do Bixiga – 28 de setembro de 2024

Segundo lançamento – Ria Livraria – 11 de outubro de 2024

Terceiro lançamento – Galpão ZL – 16 de outubro de 2024

Quarto lançamento – Livraria da Vila – 18 de outubro de 2024