Comunicações em tempos de crise

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
Martins, Helena.
M386c Comunicações em tempos de crise : economia e política.
/ Helena Martins. — 1.ed.— São Paulo : Expressão Popular,
Fundação Rosa Luxemburgo, 2020.
243 p.
Indexado em GeoDados – http://www.geodados.uem.br.
ISBN 978-85-7743-378-0
ISBN978-85-6830-216-3 – Fundação Rosa Luxemburgo
1. Comunicação. 2. Meios de comunicação.
3. Comunicação social. 4. Comunicação e economia.
5. Comunicação e política. I. Título.

SOBRE A PUBLICAÇÃO

O uso informações falsas, as fake news, por meio das redes sociais influenciaram nas eleições de políticos ultraconservadores em difersos países. Este é o tema em discussão do livro “Comunicações em Tempos de Crise – economia e política”, da jornalista Helena Martins.

A publicação faz parte da coleção Emergências, realizada pela Fundação Rosa Luxemburgo e a editora Expressão Popular.

A partir da concepção de hegemonia e contra-hegemonia política de Antonio Gramsci, a autora demonstra que há um forte controle midiático do debate de ideias.

Segundo Martins, a democratização das comunicações seria o caminho para alcançar uma maior pluralidade de opiniões na mídia. Esta medida, diz a autora, pode contribuir para a conquista de uma sociedade mais justa.

Na obra, a também doutora em comunicação desmonta a concepção de neutralidade da tecnologia. E põe em xeque a imagem positiva de modernidade e progresso relacionada a campanha de integração social nas redes de comunicação.

Helena Martins descreve o modo pelo qual as grandes corporações de comunicação e as tecnologias da informação integram e interferem nas relações sociais.

O texto traz exemplos que servem de alerta. A pesquisadora destaca que políticos ultraconservadores se valeram da divulgação de informações falsas – propagadas por meio das redes sociais e aplicativos de mensagem – para chegar ao poder.

“A concentração na mídia tradicional e nas novas deve ser enfrentada para que possamos ter um sistema midiático de fato democrático”, conclui a autora.

“Comunicações em Tempos de Crise – economia e política” é uma obra atual, voltada para todos aqueles que desejam refletir sobre as alternativas para uma comunicação democrática.